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E você, sabe é Social Analytics e como usar??? Vem que eu te explico

Hoje, eu quero falar com vocês sobre algo que não pode faltar no seu arsenal de marketing digital: o Social Analytics.


Bora pra definição? Social Analytics é o monitoramento, análise, medição e interpretação de interações, relacionamento de pessoas, tópicos, ideias e conteúdo gerados pelas redes sociais por uma pessoa ou empresa.


Nesse quesito são analisadas reações, comentários, tempo de leitura, cliques, mensagens, downloads e vendas através das redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc.)



Antigamente, pra medir a opinião pública, era necessário encomendar uma pesquisa quantitativa, formar uma amostra representativa do seu público-alvo, ir a campo, coletar dados, consolidar os dados, analisar. E se você quisesse uma pesquisa qualitativa, era necessário um outro tipo de pesquisa, outro tipo de metodologia. Enfim, era um processo trabalhoso, complexo e demorado, e custava caríssimo. E depois de tudo isso, você conseguia analisar um retrato do passado, do momento em que os dados foram coletados, lá no começo do processo. Hoje em dia, as redes sociais, principalmente usando inteligência artificial, é possível fazer pesquisas muito mais detalhadas, precisas, integrando o quantitativo com qualitativo, e tudo em tempo real, ao vivo.


Essa é a proposta do social analytics: monitorar, analisar, mensurar e interpretar interações digitais. Ela vai muito mais além das métricas de seguidores, reações, comentários, visualizações, cliques, retuítes e compartilhamentos. O objetivo é encontrar um significado para os dados coletados, com a finalidade de apoiar as decisões de negócio e medir o desempenho dessas ações.


Social Listening


É como chamamos o processo de “escutar” as redes sociais. Usando ferramentas pra entender quem são seus fãs, quem são seus haters, e te ajuda a resolver problemas e identificar oportunidades.


O Social Analytics, quando usado em conjunto com Social Listening é onde você consegue juntar a fonte quantitativa - que utiliza metodologia baseada em números, métricas e cálculos matemáticos - com a fonte quantitativa, que é mais subjetiva, e tem a ver com ideias e experiências individuais do usuário.


A importância do Social Analytics


Quando usado da maneira adequada, essa ferramenta pode trazer uma série de benefícios pra sua empresa ou marca.

  • Identificar tendências

É possível monitorar a conversa do seu público-alvo sobre a experiência de usuário/consumidor que ele teve (seja com a sua marca, seja com o concorrente), isso te ajuda a criar insights que podem responder diretamente a necessidade do seu público consumidor.


  • Entender as conversas

É sobre saber ouvir. Se você consegue analisar o que esta sendo dito, qual o tom desse diálogo, como ele está sendo recebido e compreendido, fica mais fácil da sua marca saber qual tom de conversa ele deve adotar. A Netflix, por exemplo, adotou um tom de humor em suas postagens nas redes sociais. O público gosta e interage. Isso gera um alto engajamento orgânico pra marca.


  • Conhecer o sentimento do consumidor

Conseguir analisar essa conversa, é como ter um termômetro ligado em tempo real, pra “medir a temperatura” do seu público-alvo com relação ao seu produto ou serviço. Quem aqui já não usou as redes sociais pra reclamar de um serviço quando não teve sucesso (ou nem sequer tentou) nos canais tradicionais de reclamação da empresa? O SAC 4.0 já é uma realidade.

  • Monitorar a concorrência

Todo benefício que o Social Analytics pode trazer ao analisar o comportamento do seu consumidor com a sua própria marca ou serviço, é apenas metade do que ela pode oferecer. Você pode usar toda essa capacidade analítica pra monitorar a sua concorrência, e toda a interação que eles têm com seus usuários. E se você descobrir que seu concorrente abriu mão de um nicho de mercado? Isso pode ser a oportunidade que você precisava pra expandir a sua atuação e alavancar o seu negócio.



Por que adotar Social Analytics


O Social Analytics te oferece informação. Muita informação. E ele também te ajuda a navegar nesse mar de dados. Tendo em mãos toda essa riqueza de informação, permite que você tenha insights com mais qualidade, que levam a melhoria do seu produto ou serviço, e pode até mesmo te orientar na criação de novas propostas ou produtos.


Toda essa rapidez e qualidade de interação com seu cliente, pode gerar encantamento. E isso serve pra fidelizar, aumentando o valor da vida útil dele com a marca, o famoso life time value.


E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta? Então não deixa de seguir minha página no insta @rogerioramalhodigital, pra ficar sabendo de todas as novidades.


Até a próxima!

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