top of page

Funil de objetivo de Campanha... Como conduzir seu cliente até a compra?

Você sabe o que é funil de Marketing e como ele pode te ajudar a aumentar as suas vendas, conduzindo o seu cliente para a compra? Quer entender? Então vem comigo!

Funil de objetivo de Campanha- funil de marketing


Todos que trabalham com Marketing e Venda, provavelmente, já ouviram falar do funil de vendas ou funil de objetivo de campanha. No entanto, o que eu como especialista percebo é que poucos são os que entenderam sua eficiência.


Para simplificar o assunto e deixar de uma forma compreensível: trata-se de uma poderosa estratégia de Inbound Marketing, capaz de atrair clientes de forma otimizada.


O Conceito de Funil de Marketing

Funil de vendas, funil de objetivo ou funil de marketing é tudo a mesma coisa e o conceito é um só: consiste em um modelo que se divide em três etapas, popularmente conhecidas como jornada de audiência ou jornada do consumidor, que diz respeito às etapas que uma audiência passa, antes de tomar a decisão de compra, sendo justamente as 3 etapas do funil de marketing que vamos abordar aqui. São elas:

  • Etapa 1 – Topo do Funil

  • Etapa 2 – Meio do funil

  • Etapa 3 – Fundo do funil

Vale dizer que cada uma dessas partes requer conteúdos e estratégias bem definidas, para fazer com que o cliente permaneça nessa jornada. Dito isso, chegou a hora de entender como conduzir o cliente até a compra.

Como conduzir o cliente até a compra


Para entender como conduzir o cliente até a compra, vamos entender como trabalhar cada etapa da jornada do consumidor.

Etapa 1 – Topo do Funil

No topo do funil terão que ser trabalhadas estratégias que falem com pessoas que não estão interessadas em comprar nada e, na verdade, nem sabem do que realmente se trata o serviço ou o produto que você está oferecendo. Ou seja, essa é a etapa da atração. Logo, você terá que criar conteúdos que consigam atrair pessoas para que passem para a próxima fase. Vale dizer que nesta primeira etapa, embora a pessoa não conheça o seu produto/serviço, ela está interessada e em busca de algo que possa resolver seu problema ou sua dor. Essa informação é importante, pois nos dá uma bela ideia do que pode ser trabalhado como conteúdo. Em resumo, para não prolongarmos demais o assunto, essa primeira etapa é uma etapa voltada para a educação do consumidor sobre o mercado para que ele entenda todas as suas possibilidades. Portanto, você deve desenvolver um conteúdo qualificado, focado em resolver dúvidas e satisfazer as necessidades desse público. As minhas dicas são:

  1. Não realize nenhum tipo de proposta comercial nesse primeiro momento;

  2. Desenvolva conteúdos que tenham como objetivo atrair a audiência de forma que transforme a sua empresa em referência de mercado;

  3. Desenvolva essas estratégias através de blogs;

  4. Utilize um bom SEO;

  5. Faça a distribuição de anúncios orgânicos e pagos.

Caso você não saiba como trabalhar essa estratégia, não sofra batendo a cabeça e tentando sem sucesso. Eu sou especialista em marketing e performance, e podemos conversar sobre SEO e Tráfego Orgânico e Tráfego Pago a qualquer momento, basta que você inicie o contato aqui.

Etapa 2- Meio do funil

Essa segunda etapa, mais conhecida como o meio do funil de Marketing, tem o foco em conversão. Ou seja, nela deve ser trabalhada a ideia de transformar os visitantes em leads. E mais do que isso, na etapa 2 você deverá separar os leads bons dos leads ruins. Vale dizer que aqui, que o seu visitante já sabe do que se trata o seu produto, mas precisa ter a certeza de que a sua oferta/produto pode trazer a solução que ele precisa. Esse é o momento de você trabalhar conteúdos que mostrem a qualidade do seu produto e o porquê ele é a solução. A estratégia nesta etapa do funil de Marketing deve ser fazer com que o visitante preencha formulários ou disponibilize seus principais contatos para uma abordagem posterior. Guarde essa informação. A minha dica para essa etapa é:

  • Estabeleça um incentivo para que a pessoa queira preencher o formulário. Assim, depois que ela preencher ou autorizar o contato para conseguir esta informação, você terá concluído mais uma etapa do funil de Marketing.

Precisa de ajuda para criar esse tipo de conteúdo, montar o seu formulário ou entender mais sobre essas duas etapas iniciais? Clique aqui e deixe sua dúvida que te retorno com a resposta o mais rápido possível.

Etapa 3 – Fundo do funil

Nessa terceira e última etapa, o foco está na venda. Isso quer dizer que está na hora de você convencer o seu lead de que o seu produto é a única solução para o problema dele. Essa é, portanto, uma etapa fundamental para o funil de Marketing; a grande responsável pelo fechamento da compra do cliente. E as dicas aqui são:

  1. Não foque apenas em oferecer o produto/serviço. Utilize todos os recursos possíveis para tentar finalizar a venda.

  2. Faça promoções e ofertas que falem de modo direto e aberto sobre o seu produto.

Em resumo, essa é a dinâmica do funil de Marketing. No entanto, eu poderia adicionar aqui uma quarta etapa, que seria a fidelização, onde você deve pensar em uma forma de encantar o seu cliente e fazer com que ele queira voltar para novas aquisições ou para nova contratação. Essa é uma etapa ainda mais estratégica e requer mecanismos assertivos. A dica, então, é: Não perca mais tempo e vem falar comigo!

Se você está em busca de conteúdos para te ajudar a dar um gás no seu negócio, leia outros aqui o blog:


Até logo!


Comments


bottom of page