top of page

Já ouviu falar em Google Multisearch??? Não??? Então, vem que eu te explico

Quantas vezes você já tentou encontrar a peça de roupa perfeita, um tutorial pra recriar uma nail art, ou até mesmo instruções de como cuidar de uma planta que você ganhou de presente - mas não tinha todas as palavras para descrever o que você estava buscando?


Pensando nisso, o pessoal do Google introduziu uma nova modalidade de busca: o Google Multisearch.


O que é Google Multisearch?


O Google Multisearch é uma ferramenta que permite que você pesquise texto e imagem ao mesmo tempo.



Com ele você pode ir além da caixa de busca e perguntar sobre coisas que você esta vendo.


Me conta uma coisa, você já tinha ouvido falar em Google Multisearch?

Então, vem que eu te explico melhor!



Google Multiseach - Uma Imagem vale mais do que mil palavras!


Google Multiseach - essa nova ferramenta só se tornou possível graças aos recentes avanços na inteligência artificial, mais especificamente em uma ferramenta chamada Multitask Unified Model, ou MUM.


Essas novas tecnologias têm o objetivo de facilitar o nosso entendimento do mundo a nossa volta de uma maneira mais natural e intuitiva.


E esse modelo multitarefa consegue “compreender” informações a partir de uma variedade de formatos, incluindo textos, fotos, e videos.


Ele então cria conexões entre tópicos, conceitos e idéias.


O Google botou o MUM pra funcionar dentro de sua ferramenta de busca visual, - o Google Lens -, onde permite que os usuários adicionem texto em suas buscas visuais.


O objetivo de todo esse conjunto é oferecer ao usuário a possibilidade de fazer perguntas no buscador com poucas ou nenhuma palavra.


Em um evento de imprensa em Paris, Prabhakar Raghavan, VP de Produtos de Buscas disse: “Nós redefinimos o significado da busca ao introduzirmos o Lens. Depois, levamos essa tecnologia diretamente pra barra de buscas, e continuamos a adicionar novas capacidades como “shopping” e instruções passo a passo pra tarefas de casa.”


O Multisearch esta disponível como uma função adicional do Google Lens, dentro do aplicativo Google, e oferece uma maneira diferente de encontrar o que você está buscando.


Como usar o Multisearch


Primeiro, baixe a última versão do Google app, e siga as instruções abaixo:

  • Abra o app do Google no seu smartphone;

  • Toque no ícone da câmara Lens;

  • Use uma captura de tela, ou tire uma foto do que você esta querendo buscar;

  • Arraste pra cima e toque no “adicionar a sua busca” para acrescentar o texto.

Você pode perguntar pro Google sobre um objeto na sua frente, e usar o texto para refinar a sua busca, seja por cor, marca ou algum outro atributo visual.


Por exemplo, um usuário pode selecionar a foto de uma camisa que tenha encontrado no Google Search, e então perguntar pro Lens qual tipo de assessório combina com ela, e onde você pode encontrá-la.


Ou então esse mesmo usuário pode apontar o telefone pra uma engrenagem quebrada na bicicleta, e escrever uma pergunta na caixa de busca do tipo “como consertar?”.


É meu amigo, bem-vindo ao futuro!!! O Google pode também usar seu banco de dados do Google Shopping para sugerir lojas próximas.


E além do Google Shopping, ele também vai se beneficiar do cruzamento com outro banco de dados da empresa, o Google Maps. Essa combinação de palavras e imagens pode ajudar o Google a processar e compreender perguntas de busca de uma forma que ele não conseguia antes, ou que seria muito mais difícil usando apenas texto.


Essa ferramenta ganha ainda mais relevância em buscas de compras, onde você pode encontrar roupas que tenha gostado, mas em cores ou estilos diferentes.


No multisearch, o usuário pode ainda refinar o resultado de sua busca por marca, cor, e atributos visuais.


Usando Machine Learning, o Google garante que a ferramenta Multisearch vai melhorar cada vez mais, pois ela pode aprender com cada busca feita.


Segundo projeções do próprio Google, isso vai acontecer mais de 10 bilhões de vezes por mês!!!



E ai? Ficou com vontade de usar o Google Multisearch?


Então me conta aqui nos comentários!

Komentáře


bottom of page