Você já se perguntou o que diabos é esse tal de Google Search Essentials?
Pois bem, eu tô aqui pra te explicar de um jeito bem descontraído o que é o Google Search Essentials. Trata-se de um tipo a cartilha sagrada pra você se tornar um ninja e dominar as técnicas para resultados das pesquisas on-line.
Sabe aquela sensação de ficar perdido em um mar de informações sem saber por onde começar? Pois é, o Google Search Essentials é como uma bússola que te guia pelo vasto universo da internet. Ele te ensina os macetes, os atalhos e os truques pra você encontrar exatamente o que tá procurando.
Com o Google Search Essentials, você digita sua pergunta lá na caixinha de busca e, “voilà”, os resultados mais relevantes aparecem na sua tela. É como ter um gênio da lâmpada virtual ao seu dispor, pronto pra responder todas as suas indagações.
Mas calma, não pense que é só digitar qualquer coisa e pronto, milagrosamente aparece a resposta. O Google Search Essentials tem seus segredinhos e seus truques.
Bom, acho que aí você já tem uma noção do que é o Google Search Essentials. Agora vamos nos aprofundar nesse tema e fazer o Google trabalhar ao nosso favor?
Bora?
Por que houve a mudança do Google Webmasters Guidelines para o Google Search Essentials?
Agora vamos falar sobre a mudança do Google Webmasters Guidelines para o Google Search Essentials. Tá preparado?
O Google, sempre antenado nas tendências, decidiu dar uma repaginada e transformar o antigo e "certinho" Google Webmasters Guidelines no mais descolado e prático Google Search Essentials. Por quê? Ah, porque eles sabem que a vida é curta demais pra ficar preso em guidelines chatos e burocráticos.
A verdade é que o mundo da internet tá em constante evolução, as tecnologias mudam, as pessoas mudam e as formas de buscar informação também mudam. O Google percebeu isso e quis se adaptar à nova era digital, trazendo um guia de busca que fosse mais próximo da linguagem e das necessidades dos usuários.
O Google Webmasters Guidelines era meio como aquele tiozão que te ensina a se comportar à mesa, a usar talheres certinhos e não fazer bagunça. Mas aí o Google pensou: "Ei, por que não ensinar as pessoas a encontrar o melhor prato, o restaurante mais bacana, sem perder a espontaneidade?"
E assim surgiu o Google Search Essentials, uma versão mais descontraída e direta das orientações do Google.
Continue aqui comigo pois ainda vamos explorar o Google Search Essentials e desvendar uns segredinhos. Vem comigo!
O que é recomendado fazer para sua página ser encontrada no Google com mais facilidade?
Se você quer que sua página seja encontrada no Google de forma fácil, tenho algumas dicas pra você.
Conteúdo de qualidade: Não adianta ter uma página linda se o conteúdo não é lá essas coisas. O Google adora um conteúdo de qualidade, original e relevante. Seja criativo, escreva de forma clara e envolvente, e ofereça informações úteis.
Palavras-chave como truque: As palavras-chave são como os segredos do universo da busca. Faça uma pesquisa legal pra descobrir quais palavras ou frases as pessoas estão procurando relacionadas ao seu conteúdo. E aí, use essas palavrinhas mágicas na sua página, nos títulos, nas descrições e até nos URLs.
Links amigos: É tipo aquela amizade de longa data, sabe? O Google gosta de páginas que são referenciadas por outras páginas. Então, faça um networking bacana e consiga alguns links amigos. Mas ó, não vale qualquer link, hein! Prefira links de sites confiáveis e relevantes pro seu nicho.
O poder dos metadados: Calma, não se assuste com essa palavra. Metadados são como cartõezinhos de apresentação pro Google. Use meta tags adequadas, como a descrição da página, os títulos e as tags de cabeçalho. Essas informações ajudam o Google a entender melhor do que se trata a sua página e a exibi-la de forma mais relevante.
Velocidade é tudo: Ninguém gosta de esperar, nem o Google. Se a sua página demora uma eternidade pra carregar, ele vai dar um tchauzinho e seguir em frente. Então, otimize a velocidade do seu site. Comprima imagens, reduza o tamanho dos arquivos e mantenha tudo funcionando.
Mobile em primeiro lugar: Hoje em dia, a galera tá buscando tudo pelo celular. Então, certifique-se de que o seu site é responsivo e funciona perfeitamente nos dispositivos móveis.
E aí vamos botar em prática?
Na Prática
Para que sua estratégia de conteúdo decole, é preciso investir em diferentes formatos. Os formatos mais queridinhos da web para estratégias de conteúdo, são:
blog;
newsletter;
e-book;
infográficos;
whitepapers;
gráficos;
vídeos;
podcast.
As imagens e os vídeos têm muito potencial e vem se tornando parte dos resultados com uma possibilidade gigante de gerar tráfego de qualidade. Mas também existem algumas dicas de ouro quando se trata de imagens, se liga:
Utilizar imagens de qualidade;
Inserir imagens nas dimensões adequadas ao espaço de exibição;
Manter o tamanho das imagens o menor possível, de preferência abaixo de 100 kb;
Nomear corretamente a imagem utilizando a palavra-chave associada a ela;
Escrever boas legendas e alt text inserindo a palavra-chave;
Criar um sitemap para as imagens.
Já os vídeos, é importante saber uns truques tanto na inserção deles nas páginas de conteúdo, quanto na própria preparação do vídeo.
Colocar uma legenda abaixo do player de vídeo usando a palavra-chave;
Inserir um texto alternativo para o caso do vídeo não carregar e o usuário poder acessá-lo na origem.
Se for subir seus vídeos diretamente no YouTube, não deixe de colocar em prática essa listinha:
Produzir uma thumbnail atrativa;
Criar um título claro e com a palavra-chave;
Criar uma descrição que complemente o título e explorar as palavras-chave;
Adicionar tags para identificação do conteúdo;
Explorar hashtags relacionadas ao tema principal;
Inserir legenda no vídeo;
Colocar uma capa que desperte o interesse do leitor.
Bora deixar que o Google rastreie seus links?
Os links são um dos fatores de ranqueamento mais queridos e usados pelo Google. Então você precisa estruturá-los nas características solicitadas quando falamos de SEO e experiência do usuário.
Use tags adequadas e links resolvíveis para manter os links rastreáveis, pois o Google é inteligente e capaz de ler o HTML das páginas e identificar os links a partir das tags.
Veja isso:
Certo: <a href=”https://webestrategica.com.br”>
Errado: <a onclick=”goto(‘https://webestrategica.com.br’)”>
Ainda precisamos dar ao Google o máximo de informações, e é através do atributo rel, utilizado na tag <a> que conseguimos essa proeza.
Esse atributo diz ao Google se é para rastrear um link, se é um link patrocinado ou para conteúdo gerado pelo usuário, e ainda cria informações de segurança, para evitar vulnerabilidades. Incrível né?
Veja alguns atributos da tag rel:
Nofollow: diz ao Google para não rastrear a URL em questão e que o site onde ela está não tem relação com a página do link;
Sponsored: informa que o link é de conteúdo pago e ajuda a reduzir a penalização por tentativa de manipular as classificações dos motores de busca;
UGC: mostra que o link é para um conteúdo gerado pelo usuário, como comentários e postagens de fórum;
Noreferrer: evita que informações de referência do seu site sejam enviadas ao site proprietário do link;
Noopener: evita vulnerabilidades de segurança, em que o site malicioso pode ter acesso ao seu site na abertura de um link externo em nova aba.
CALMA eu tô acabando, mas antes você precisa saber outros dois jeitos que podem gerar problemas de indexação. O bloqueio realizado no arquivo robots.txt e no cabeçalho da página, informando que ela não pode ser indexada.
Agora, mãos à obra! Coloque essas dicas em prática, faça sua página e prepare-se para ter sua página encontrada.
POR FIM...
...depois de todas essas dicas infalíveis, você já tá pronto pra dar um show no Google! Lembre-se de que a jornada de ser encontrado na web é uma mistura de estratégia, criatividade e bom humor.
Coloque em prática tudo o que aprendeu, siga as dicas, experimente, arrisque-se e seja encontrado no Google.
E se precisar de ajuda, não se esqueça que estou por aqui, é só me chamar.
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