top of page

Será que vale a pena comprar seguidores no Instagram? Não, e eu te explico o porquê. Vem comigo!

Podemos começar pela parte de que comprar seguidores no Instagram é caracterizado como fraude.


Muitas pessoas não sabem, mas na política de uso do Instagram, está bem especificado que esse tipo de compra é uma ação fraudulenta e vai contra as diretrizes da rede social. Mas, quem é que lê as políticas das redes sociais, não é mesmo?!



Contudo, as pessoas ou empresas que oferecem esse "serviço" de compra de seguidores no Instagram, sabem disso, elas só não te informam.


Dito isso, vamos entender porque comprar seguidores é inútil.


A compra de seguidores no Instagram


Esse serviço consiste em pagar um valor para que diversas contas falsas passem a seguir o seu perfil. E parece vantajoso porque os pacotes de compra de seguidores têm custo relativamente baixo e permitem comprar vários novos followers (seguidores) de uma única vez.


Imagino que você já tenha ouvido falar, ou tenha pesquisado um pouco e saiba como isso funciona, a questão é o porquê de não valer a pena fazer algo do tipo, certo?


São muitas as razões de não valer a pena, mas as duas principais são:

  1. Os novos seguidores comprados, são perfis falsos e, por isso, classificados como de baixa qualidade, muitos deles são inativos e não vão contribuir em nada para o seu engajamento.

  2. O Instagram tem formas de perceber quando uma conta ganha muitos seguidores de uma só vez e poderá penalizar sua loja por causa disso.

Em síntese, funciona assim:


Termos de uso do Instagram


O termo deixa explícito que não se deve conseguir curtidas, compartilhamento e seguidores de forma artificial, pois a proposta da rede é oferecer um espaço para a criação de conteúdo e para a comunicação entre pessoas e empresas.


E se você não agir conforme os termos, você pode ser penalizado das seguintes formas:


Shadowban no Instagram


O shadowban no Instagram nada mais é que um tipo de bloqueio oculto, aplicado em contas que praticaram fraude.


Se você tomar um “block” desses, seu alcance será derrubado, o que significa que sua loja não será encontrada na busca do aplicativo e as publicações feitas serão entregues para muito menos seguidores organicamente.


Ah, vale dizer que você não será avisado de que isso aconteceu. E mesmo que o shadowban seja temporário, não vale o risco, pois ele pode levar ao banimento e suspensão da conta.


Queda no engajamento


Comprar seguidores (inativos) afeta diretamente o seu engajamento, métrica importante para avaliar o crescimento da marca.


Lembrando que ter um número de seguidores alto, mas pouca interação nas publicações, pode ser ruim para avaliar o desempenho da marca.


Prejudica a imagem da sua marca


Desculpe, mas preciso dizer que comprar seguidores é o mesmo que pedir para passar vergonha online. Acredite, as pessoas vão perceber e isso vai descredibilizar sua marca, serviços e produtos, pois essa prática, além de fraudulenta, é, também, malvista.


Seguidores removidos


O Instagram faz parte de uma das maiores empresas de tecnologia do planeta, o Grupo Meta. Ou seja, seus algoritmos são poderosos o suficiente para identificar contas falsas e excluir automaticamente esses perfis. O que seria o mesmo que jogar dinheiro fora, não é mesmo?!


Conclusão


Comprar seguidores no Instagram é um mau negócio e tem muito mais chances de te prejudicar do que ajudar. Se você quer investir no seu Instagram para conseguir engajar e atrair mais pessoas, o caminho não é a compra de seguidores, mas começar a agir estrategicamente.

E eu posso te ajudar com isso. Aqui mesmo, no blog, já abordei muitos conteúdos estratégicos sobre o Instagram e sugiro que leia. Mas, caso você não se sinta confiante para aplicar as estratégias e prefira contar com ajuda para isso. Conte comigo.

Leia também:


Commentaires


bottom of page