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Foto do escritorRogério Ramalho

A eterna guerra entre Comercial X Marketing. A solução é mais simples do que você imagina

Se o seu negócio lida com consumidor, produto e vendas, tenho certeza de que conhece bem a eterna guerra entre Comercial X Marketing.


Essas duas áreas igualmente importantes precisam estar bem conectadas e alinhadas em um mesmo propósito para que um negócio possa vender mais.


Mas como nem sempre é assim que as coisas funcionam, - pois é muito comum que entre o comercial e o marketing apareçam ruídos -, quero trazer neste artigo soluções simples para conectar os times.


E aí, você vem comigo?


Comercial X Marketing – conheça as funções de cada área


Quero começar colocando cada assunto em seu lugar para que a gente possa juntos entender os conflitos mais comuns, detectar os problemas e saber a melhor maneira de solucioná-los.



Como eu disse no começo deste artigo, as soluções são simples, mas para isso é preciso antes de mais nada, conhecer muito bem a função de cada time.


Bora lá!


O que faz o marketing de uma empresa:

  • Conhece o mercado e o público do negócio;

  • Cria e executa ações de divulgação de um negócio;

  • Cria e fortalece as ações de relacionamento com os clientes do negócio.

Já as funções do departamento comercial também demandam:

  • Criar e manter relacionamento com pessoas que já são clientes e com potenciais consumidores;

  • Criação, desenvolvimento e execução de estratégias de abordagens comerciais;

  • Criação e desenvolvimento de oportunidades de vendas;

Percebe que quando olhamos para as funções de cada área podemos ver atribuições comuns e muitos pontos onde elas se cruzam e se misturam?


Isso porque essas duas áreas são codependentes e fazem parte ativa da jornada de compras do seu cliente.


E mesmo com tanto em comum, as áreas podem andar descarrilhadas e resultar em desarmonia, falta de entendimento e até em competição por hierarquia.


O resultado disso não é nada bom para os negócios, pois vai gerar menos retorno nas campanhas, mais desperdício de recursos e poucas oportunidades de novos negócios.


Então, se você já identificou problemas parecidos no seu negócio eu quero te dizer que é possível resolver e que a solução é mais simples do que imagina!


Como alinhar os times de marketing e vendas?


Quero te mostrar agora 4 atitudes simples e eficientes para alinhar, conectar essas áreas e acabar de uma vez por todas com a eterna guerra entre Comercial X Marketing.


Acompanhe:


1 – Proporcionar uma boa comunicação

Conectar os times da área comercial e de marketing vai demandar empenho na comunicação clara, contínua e objetiva entre todos.

Reuniões periódicas podem ser muito úteis para identificar problemas e apontar soluções.


2 - Pensar junto

Todas as ações pertinentes às duas áreas precisam ser pensadas e elaboradas em conjunto.

Persona, leads, jornada de compra, estratégias de abordagem e técnicas de prospecção devem ser elaboradas com o envolvimento dos dois times;


3 – Combinar as métricas e alinhar as expectativas

Os objetivos dos dois times devem andar de mãos dadas.

Um lead qualificado só virá se o marketing se empenhar em distribuí-los adequadamente, enquanto que o comercial vai precisar acompanhar e converter os leads em vendas.


4 – Usar as ferramentas certas

Para que todos as ações citadas acima funcionem com toda a sua potência é preciso que as ferramentas certas sejam usadas.

Dados e métricas pedem precisão e quando captados com softwares certos, oferecem praticidade e objetividade às tarefas.


Por isso, aconselho a todos os negócios a fazer um investimento em plataformas CRM (Costumer Relationship Management) que oferecem funcionalidades incríveis para alinhar processos de marketing e vendas.


E aí, viu só como a relação entre Comercial X Marketing pode melhorar através de ações simples, práticas e duradouras?


Invista nessas ações e converta seus leads em vendas!


Me conta o que achou desse artigo aqui nos comentários e acompanhe mais temas sobre Comercial X Marketing aqui no blog!


Até a próxima.


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