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Conheça os principais termos do Marketing Digital. Aqueles que você não pode esquecer

Você sabe quais são os principais termos do Marketing Digital? Aqueles que devem estar na ponta da língua para evitar confusões e não passar por apuros? Se não conhece, mas quer ficar por dentro do vocabulário marketeiro, fique por aqui.


Os principais termos do Marketing Digital


O Marketing Digital tem seu próprio vocabulário. Você já notou isso? É cheio de siglas, nomes e conceitos, sem falar nos canais, nas ferramentas, nas metodologias e nas estratégias.


E se você está interessado nessa área, precisa conhecer a maior parte deles, ou pelo menos os mais importantes. Afinal, sem esses termos o marketing não acontece. Mas, calma! Não precisa entrar em pânico. Nesse artigo, você irá descobrir quais são os principais termos do Marketing Digital e quais as explicações técnicas de cada um deles.


Os principais termos do Marketing Digital
Os principais termos do Marketing Digital

Conheça os principais termos do Marketing Digital


Antes de irmos direto aos termos, tem algo muito importante que você precisa fazer: salvar esta página no recurso de favoritos do seu computador, para manter sempre a mão. Porque acredite, esse artigo será uma mão na roda.


E não se acanhe em consultar aqui as informações, quando não estiver seguro do que cada termo, sigla e nomes querem dizer. Garanto a você que até os profissionais mais experientes consultam suas anotações de vez em quando.

Agora vamos ao que interessa. E vamos começar com as Siglas.


CAC - Custo de Aquisição de Clientes


Refere-se ao valor investido para transformar um Lead em cliente. Geralmente calculado na maioria das empresas pelas áreas de marketing e vendas. Para chegar ao Custo de Aquisição de Clientes (mensal, trimestral, anual) basta dividir o montante investido, pelo número de novos clientes do período avaliado.


CPA - Custo Por Aquisição


Muito comum no Marketing de Afiliados, esse é um formato que permite fazer o pagamento apenas sobre as aquisições realizadas. Para fazer esse cálculo basta dividir o custo da campanha pelo número de conversões.


CPL - Custo Por Lead


É o cálculo exclusivo do investimento na campanha e do número de cadastros ou Leads gerados por ela. Para chegar a esse cálculo, se divide um pelo outro na ordem apresentada.


CPC - Custo Por Clique


Um dos mais populares formatos de campanhas para publicidade on-line, refere-se ao valor que será pago por cada clique recebido no anúncio. Pode ser usada como métrica para fazer estimativa de lances, definições de orçamentos e cálculos de lucro.


CPM - Custo por mil impressões


Como o próprio nome já diz, trata-se do valor a ser pago por cada mil impressões do anúncio da sua campanha para o seu público.


CRM - Sigla em inglês para Customer Relationship Management


CRM se refere à gestão de relacionamento com o cliente, e trata-se de uma série de práticas e condutas realizadas com o objetivo fidelizar e satisfazer os clientes, mantendo um relacionamento saudável e duradouro. Nesse caso atua como ferramenta. Podendo ser usada também como tecnologia, como um Software que permite a gestão de relacionamento e o armazenamento de um volume de dados e informações.


CTR - Sigla em inglês para Click Through Rate


Um dos indicadores mais importantes do Marketing Digital, por contemplar diversos canais e estratégias, é a taxa de cliques obtida ao dividir o número de cliques recebidos pela quantidade de impressões do anúncio.


Ainda na divisão das siglas temos:

  • LTV - Valor Vitalício: visa indicar o lucro da empresa por cliente.

  • NPS - Net Promoter: metodologia para medir o índice de satisfação do cliente, indicando o nível de fidelidade.

  • ROAS: Retorno sobre o investimento em anúncios.

  • ROI - Retorno sobre o investimento: indicador de ganhos e perdas da empresa em suas ações de marketing.


Conheça os principais termos do marketing digital e suas explicações técnicas


Agora, falando sobre os termos, podemos tomar como os principais:

  • Engajamento: O nível de adesão da audiência ao que foi proposto, é analisado com base na somatória das interações (curtir, comentar, compartilhar, salvar).

  • Alcance: A quantidade de pessoas alcançadas por um conteúdo.

  • Frequência: Uma métrica importante na estratégia, pois mensura a quantidade de vezes, em média, que um mesmo anúncio foi mostrado para cada pessoa alcançada.

  • Impressões: Quantidade de vezes em que uma marca apareceu para uma pessoa.

  • Indicador de Performance (KPI): Pode ser um número ou um percentual de indicadores ou valores quantitativos que podem ser medidos, comparados e acompanhados, para medir o desempenho de uma campanha ou ação.

  • Métricas: Tudo aquilo que pode ser medido.


Conheça os principais Nomes do marketing digital e suas explicações técnicas


Já os principais nomes do Marketing Digital são:

  • Omnichannel: Estratégia que visa a integração de diferentes frentes, tanto on quanto offline.

  • Receita Recorrente (MRR): Uma métrica que objetiva calcular a previsão de ganho mensal da empresa.

  • Receita por recomendações: Ganho de novos clientes que chegaram por meio de recomendações.

  • Relevance Score: análise de relevância do anúncio atendendo aos critérios estabelecidos pela mídia.

  • Sessões no Site: uma ação executada por um usuário em seu Site ou Blog.

  • Share of Engagement: uma métrica que compara o engajamento das pessoas com sua marca e com a sua concorrente.

  • Share of Voice: é a análise do que as pessoas estão falando de você em relação aos seus concorrentes.

  • Saudabilidade: análise da classificação das menções recebidas na web.

  • Brand Lift: é o efeito direto que uma campanha de marketing tem sobre as interações do público com a marca (percepção e comportamento) ou o aumento da interação entre a marca e o seu público por meio de uma campanha.

Para finalizar, ainda temos:

  • Buyer Persona: um personagem que representa o cliente ideal de uma empresa.

  • Churn Rate: a taxa de cancelamento. Apura a quantidade de clientes perdidos em um determinado período em relação ao total que tinha em um mesmo espaço de tempo.

E aí, você conhecia todos esses termos, siglas e nomes apresentados aqui? É claro que não estão todos os termos do vocabulário marqueteiro. Mas certamente estão os mais comuns e também mais importantes para começar a compreender e a colocar em prática o Marketing Digital.


Esse artigo chegou ao final, mas o assunto Marketing Digital é muito mais amplo. Por isso, não deixe de ler os outros artigos já publicados aqui:

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