top of page

CPC Otimizado das campanhas de Google Shopping vai morrer! Como isso vai impactar suas campanhas?

Nos últimos anos, o CPC Otimizado tem sido uma ferramenta valiosa para anunciantes que desejam extrair o máximo de suas campanhas de Google Shopping. No entanto, recentemente, o Google anunciou uma mudança importante nesse recurso, o que deixou muitos profissionais de performance digital, gestores de tráfego pago e de marketing digital se perguntando como isso afetará suas estratégias publicitárias.


Neste conteúdo, vamos falar um pouco do que está por trás dessa alteração e como você pode se preparar para continuar obtendo resultados excepcionais nas suas campanhas.



O fim do CPC otimizado no Google Shopping


O CPC Otimizado era uma opção bastante conhecida de anunciantes que buscavam automatizar o processo de lances nas suas campanhas de Google Shopping. Essa funcionalidade permitia que o algoritmo do Google ajustasse automaticamente os lances de acordo com a maior probabilidade de conversão de cada clique. No entanto, o Google decidiu descontinuar essa opção por causa de um novo modelo de lances.


Como isso afeta suas campanhas?


Sem a opção de CPC Otimizado, será necessário adotar uma abordagem mais manual para definir e ajustar lances nas suas campanhas de Google Shopping. Isso vai exigir uma compreensão e estudo mais profundo do comportamento dos usuários/consumidores, tendências de mercado e concorrência.


Novas formas de você lidar com essa mudança


Embora o fim do CPC Otimizado nas campanhas de Google Shopping já esteja decretado, não há motivo para pânico. Com as estratégias adequadas, é possível continuar tendo ótimos resultados nas suas campanhas.


Confira algumas:

  • Aprofunde sua pesquisa de Palavras-Chave: Sem a automação do CPC Otimizado, é crucial que você aprimore sua pesquisa de palavras-chave. Identifique termos relevantes e de alto desempenho para garantir que seus produtos sejam exibidos para o público certo.

  • Acompanhe de perto a concorrência: Com a competição mais acirrada, monitorar os movimentos de seus concorrentes será essencial. Esteja atento aos lances que estão sendo utilizados e ajuste suas campanhas também.

  • Utilize estratégias de lances manuais: Agora, mais do que nunca vai ser fundamental usar estratégias de lances manuais. Acompanhe o desempenho de suas campanhas de perto e ajuste os lances com base em métricas como o ROI, taxa de conversão e valor do pedido médio.

  • Aproveite ao máximo os dados do Google Analytics: Mais do que nunca, o GA4 vai ser uma ferramenta fundamental para entender o comportamento do consumidor no seu site. Utilize os insights que ele pode gerar para otimizar suas campanhas de Google Shopping.

  • Teste e experimente constantemente: Com mercado em constante evolução, fazer testes e experimentos é mais importante do que nunca. Avalie diferentes abordagens e refine constantemente e incansavelmente suas estratégias.

Toda mudança exige dedicação e adaptação, então bora colocar a mão na massa para passar por essa transição com o menor impacto possível e continuar alcançando o sucesso nas suas campanhas de Google Shopping.

Comments


bottom of page