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Ficou sabendo das atualizações do Google pra SEO??? Não? Vem que eu te conto

Hoje, eu quero falar com vocês sobre o Core Update que o Google lançou em março desse ano (2023), e o que isso significa pra quem trabalha com marketing digital.


Como todos nós sabemos, essas atualizações podem ter consequências significantes na classificação das buscas, então, manter-se informado sobre os detalhes é essencial.


Essas atualizações são muito comuns. De tempos em tempos, o Google lança algumas delas, realizando alterações para aprimorar o a experiência dos usuários e o ranqueamento de conteúdo.


O objetivo do Google com essas atualizações mira apresentar resultados de buscas de maior qualidade, e cada vez mais relevantes.



Essas atualizações são especialmente importantes pra quem trabalha com criação de conteúdo e marketing digital, pois elas normalmente trazem alterações na forma como o Google avalia e classifica os websites em sua SERP (Search Engine Response Page - traduzindo, Página de resultados do motor de busca).


Isso significa que todo mundo que trabalha com SEO, profissionais de marketing digital, donos de websites, etc., devem ficar por dentro dessas atualizações, e adaptar sua estratégia digital de acordo com essas mudanças.


Aqui estão alguns pontos que você deve sempre ter em mente:

  • Tempo é essencial: Os efeitos da atualização de algoritmos não são percebidos imediatamente. Pode levar dias ou até mesmo semanas para os algoritmos indexarem e re-avaliarem a rede.

  • Olho vivo nos números: Observe o tráfico de busca orgânico do seu site, e a classificação de palavras-chave, já que essas métricas vão te ajudar a medir o impacto da atualização, e identificar potenciais áreas pra aperfeiçoamento.

  • Qualidade é essencial: O objetivo do Google com essas atualizações é entregar melhores resultados de busca. Isso significa que o seu objetivo deve ser criar consistentemente conteúdo relevante feito sob medida pra suprir as necessidades do seu público-alvo.

  • Preste atenção nos detalhes: os aspectos técnicos do seu site, como velocidade, adaptabilidade pra mobile, e indexação adequada tem um papel importantíssimo em determinar o seu rankeamento geral. Dê a eles a atenção que eles merecem.


O que muda a partir de agora???


O E-A-T — que é o sistema de classificação que analisa os critérios de especialização, autoridade e confiabilidade dos conteúdos — ganhou mais uma letra e agora virou E-E-A-T.

Esse último “E” que entrou na jogada se refere à experiência.


De acordo com o Google, a experiência pode aparecer quando a pessoa que escreve o conteúdo utilizou, de fato, um produto ou fez a visita em algum lugar, por exemplo. Em outras palavras: o criador de conteúdo teve a experiência empírica ou real com o assunto tratado no texto. Em outras palavras, entende do que está escrevendo porque viveu aquela experiência.


Outra mudança vem com a recentemente popularização do Chat GPT, recurso de inteligência artificial (IA) que pode criar conteúdo a partir de informações que já estão na rede.


A princípio, o Google não vai penalizar conteúdos produzidos com a IA, porém, será analisado se a informação é confiável e útil ao usuário.


Ainda em teste, as ferramentas baseadas em Ias estão revolucionando a velocidade de produção de conteúdo, mas devem ser vistas com cautela, pois podem criar erros como informações falsas, datas imprecisas, entre outras coisas.


Já pensou usar uma ferramenta de IA e produzir um conteúdo sem qualidade ou que pareça uma cópia de algo já existe na rede? Isso pode afetar negativamente a classificação do seu site.


Conclusão


As atualizações de algoritmo do Google são um lembrete de que profissionais de SEO e proprietários de website devem estar sempre atentos para se manterem competitivos, pois o cenário está em constante evolução, o tempo todo.


Quando você se mantém informado, monitorando métricas, focando em conteúdo de qualidade, e otimizando aspetos técnicos, você consegue garantir que o seu site se mantenha em alta nas buscas do Google. Essas atualizações tem o intuito de aprimorar a experiência do usuário do mecanismo de busca. Então, você deve sempre priorizar e levar em conta as necessidades do seu público-alvo, e empenhar-se para oferecer valor através do seu conteúdo.

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Até a próxima!

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