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Mas afinal, o que é Branding????

Alguns termos do marketing digital parecem difíceis de entender porque a origem vem do idioma inglês, mas como meu objetivo é simplificar e ajudar nas jornadas do seu negócio, quero te explicar hoje o que é branding.


Quando você se deparar com o termo branding tenha sempre em mente que estamos falando sobre marca.

É que branding significa um conjunto de ações de uma marca, que incluem os valores, o propósito e o posicionamento deste negócio.


Além do mais, um trabalho de branding também significa o fortalecimento de uma marca, que deve ser constituído a partir de um conjunto de estratégias de gestão buscando a admiração e o desejo do público por ela.


Tranquilo né? Só que não.


Qual é o objetivo do branding?


Resumindo em poucas palavras posso afirmar que o objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões.


Essas conexões podem ser conscientes ou inconscientes e a partir delas a escolha do cliente será feita por uma marca ao invés de outra.


Essas conexões entre uma marca e seu público estão presentes em todos os momentos de decisão, onde o cliente escolhe comprar um produto ou um serviço.


Quando uma marca faz branding, ela está focada em fortalecer seu nome e se tornar mais reconhecida pelo seu público no mercado.


Contar com bom branding é realmente relevante e pode levar um cliente a escolher pela sua marca ao invés de outras.


Branding – como criar uma marca de sucesso


Bora fazer um exercício juntos de branding?


Te proponho a pensar em uma marca, pode ser a primeira que lhe vier à cabeça.


Tenho certeza de que você pensou no nome e no logotipo, muito provavelmente se lembrou das cores e, talvez, do formato das letras.


Então, agora me conta, essa lembrança te trouxe alguma sensação?

Taí o pulo do gato! Sensação!


E sabe por que as sensações são tão importantes quando se pretende criar uma marca de sucesso?


A resposta é simples, pois todas as ações que uma marca faz vão gerar um sentimento no público.


Para saber como o branding vai te ajudar a criar uma marca de sucesso, tome nota de algumas estratégias:


Passo 1 – Identidade Visual


A escolha da fonte, a cor e o formato da sua logomarca devem sempre representar o propósito do negócio. Se estiverem alinhados, a identificação do público será mais rápida e natural.


Passo 2 – Propósito


Para definir o propósito da sua marca pense no discurso, no tom de voz que vai usar (formal ou informal), nos valores que a empresa quer passar, na personalidade que ela tem ou pretende ter.


A partir do propósito, o seu público tem grandes chances de se identificar com a marca, além do estilo e do visual, podendo se conectar de maneira mais profunda com o seu negócio.


Passo 3 – Definir a personalidade da marca


A personalidade fortalecida de uma marca pode atrair o consumidor através de percepções e sensações.


Com uma personalidade bem construída você oferece valor e não somente um produto ou um serviço.


Passo 4 – Estar na mesma página que o seu público


Comunicação é tudo, concorda?


Mas não adianta falar nos canais onde o seu público não está.


Saber onde os seus clientes estão, se é em uma determinada rede social ou em outra, é fundamental para solidificar a sua estratégia de comunicação.


Passo 5 – Investir na criação de conteúdo


A criação de conteúdo constante e de qualidade vai te ajudar a ser encontrado, seja nos mecanismos de busca do Google, seja nas redes sociais.


Além do mais, é a partir da oferta de um conteúdo relevante e que gere valor para o seu público que a marca vai construindo autoridade no seu mercado.


E então, conseguiu perceber qual a importância do Branding?


Todo esse processo de gestão de uma marca pode trazer vários benefícios, por isso, gosto de destacar a importância do Branding.


Ficou claro que uma das principais vantagens do branding é trazer reconhecimento através de conexões emocionais verdadeiras?


Mas saiba que também existem outros benefícios que essa conexão pode gerar, veja:

  • Seu público vai confiar na sua marca;

  • Sua marca vai ficar na mente do consumidor;

  • O valor da sua marca tende a aumentar;

  • A fidelidade do seu público com a sua marca se fortalece.

Bem, e agora que você já tem todas as informações sobre o que é branding, espero que possa tirar bom proveito desse assunto tão fundamental para quem pretende se consolidar no mercado e se manter na trilha do sucesso.


Boas estratégias para você!


Até o próximo artigo.




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