top of page

YouTube Shorts: Bem-vindo a nova era dos vídeos curtos

Uma nova era se inicia e parece que veio pra ficar. O YouTube Shorts já está surfando na onda dos vídeos curtos.


Com uma nova atualização, o YouTube passou a oferecer na plataforma a possibilidade de postar vídeos no formato vertical com um tempo mais curto.


A ideia é se encaixar e estar por dentro daquilo que as pessoas consumem em outras redes sociais, como no Tik Tok e nos reels do Instagram.


Parece que o YouTube se antenou antes de se tornar obsoleto e agora está correndo atrás do tempo perdido.


Neste artigo eu vou te contar o que é, como funciona e como usar o YouTube Shorts como ferramenta de marketing digital.


Vamos juntos?


YouTube Shorts o que é


A nova configuração apresentada pelo YouTube oferece agora a possibilidade de criação, edição e publicação de vídeos em formato vertical focado em usuários de smartphones.


Os vídeos precisam ser curtos, com até 60 segundos de duração e pedem uma linguagem dinâmica e atrativa.



Já o formato vertical tem relação com a experiência do usuário, que é otimizada quando oferecida nesse sentido.


E mesmo que os concorrentes já trabalhem há bastante tempo com esse formato, eu acredito que as marcas não devem ficar de fora dessa, pois quanto mais divulgação e engajamento melhor – independente do lugar onde isso aconteça.


Como o YouTube Shorts funciona


Começar a usar o YouTube Shorts é simples, pois a plataforma fornece todas as ferramentas de edição, com cortes para os clipes, filtros diversos e músicas que podem ser inseridas nas imagens.


Outras funcionalidades interessantes são a possibilidade de legendar ou de incluir textos em estilo letrinha e ainda controlar a velocidade das imagens.


Apesar dos vídeos do YouTube Shorts serem idealizados para assistir em celulares, apresentando o formato de scroll, parecido com os concorrentes, eles também podem ser acessados nos navegadores dos computadores.


E sobre a monetização? Como funciona?


Como monetizar o YouTube Shorts?


Eu acredito que todo negócio apresenta potencial para monetizar no YouTube Shorts, mas para isso é preciso investir em conteúdos relevantes para o seu nicho.


Então, se você deseja a monetizar o seu perfil, quero que conheça agora algumas possibilidades de obter esse retorno no seu canal:

  • O YouTube Shorts conta com um fundo de recompensas.

A plataforma avalia constantemente os conteúdos que se destacam com o intuito de recompensar os mais criativos e engajados.

  • As inscrições e visualizações valem muito.

A partir de 1.000 inscritos ou de 10 milhões de visualizações em 90 dias o seu canal já pode receber dinheiro da plataforma. E o YouTube promete um pagamento maior que o da rede vizinha, o concorrente TikTok.


Percebe como monetizar o YouTube Shorts é super possível?


Como usar o YouTube Shorts como ferramenta de marketing digital


Depois de entendermos melhor o conceito, eu quero que você entenda como usar o YouTube Shorts como ferramenta de marketing digital.


Conheça agora estratégias para divulgar, fortalecer e expandir o seu negócio investindo no YouTube Shorts:

  • Engaje a sua audiência

O formato curto e dinâmico da plataforma pode contribuir para engajar uma marca com a sua audiência que busca informação com linguagem simples, rápida e descontraída.


Aproveite a novidade que o YouTube Shorts ainda representa e lance seus conteúdos antes da concorrência.

  • Aproveite o movimento de mercado

O próprio YouTube está fazendo muitas divulgações para ampliar o número de pessoas para utilizem e consumam esse formato mais curto de vídeo, e isso pode acabar beneficiando você e sua marca/empresa.

  • Crie vídeos com facilidade

Editar vídeos pode parecer um trabalho complicado e vejo muitos negócios deixando de fazer por não ter expertise, dinheiro ou tempo disponíveis para publicar no YouTube.


Então, se for o seu caso, esse é mais um motivo para começar agora mesmo no YouTube Shorts.


A plataforma também é feita para criadores iniciantes e por isso oferece funcionalidades e ferramentas simples de usar apresentando um resultando espetacular!


E agora que já vimos como usar o YouTube Shorts como ferramenta de marketing digital espero que você comece agora mesmo a aplicar essa ação para expandir ainda mais o seu negócio!


Até o próximo artigo!


bottom of page