top of page

Data Driven Marketing: entenda o que é e como ele pode influenciar o seu negócio

Se tem algo que realmente pode fazer a diferença no marketing da sua empresa, é a habilidade de entender os dados obtidos, saber como organizá-los e aplicá-los a sua estratégia. É disso que se trata o Data Drive Marketing.


Muitos não sabem, mas os dados são alguns dos recursos de marketing mais valiosos que existem e, é por isso que hoje vamos entender um pouco mais sobre o Data Driven Marketing; mais especificamente, o que é e como pode influenciar o seu negócio.


Antes, só me permita te dizer algo: já não dá para limitar o marketing apenas aos processos de marketing tradicionais ao quais todos já se acostumaram. É preciso evoluir. É possível e, é preciso recorrer a mecanismos para considerar e aproveitar os dados disponíveis para ajudar a sua equipe e/ou seu negócio a serem mais inteligentes e eficientes.


Dito isso, te convido a ver como a tecnologia moderna pode auxiliar a sua empresa/negócio



O que é Data Driven Marketing


Data Driven Marketing é um termo em inglês, e significa: ‘marketing dirigido por dados’.


Quando o Data Driven Marketing é o assunto, estamos falando, principalmente, sobre:

  • Tomar decisões estratégicas;

  • Obter insights com base nos dados gerados.

E aqui, podemos ressaltar que os dados aos quais estamos nos referindo são gerados por mais de 75 bilhões de dispositivos inteligentes, usados diariamente no mundo inteiro. Fato esse que permite quantificar e analisar o comportamento do consumidor.



Neste contexto, é correto dizer que o Data Driven Marketing é a nova regra, e o ponto em comum de todas as estratégias de sucesso. E o que o torna eficiente, é o fato dos dados dos clientes poderem ser obtidos a partir de quaisquer interações.


E quando digo quaisquer, quero dizer todas as formas de interação online possíveis, como, por exemplo, hábitos em redes sociais, compras e os próprios dados de busca online.


Graças à tecnologia moderna, eu, em meu trabalho, posso te ajudar a conhecer e entender os seus consumidores como nunca antes, e te entregar resultados melhores. Saiba mais aqui.


Como o Data Driven Marketing pode influenciar o seu negócio?


O Data Driven Marketing tem inúmeros benefícios que podem ser percebidos em todos os tipos de negócio, e que vão além do aumento nas vendas e o retorno/lucro. Como isso, quero dizer que os benefícios do uso deste, serão percebidos também pelo seu cliente. Por exemplo:


Você sabia que com o Data Driven Marketing é possível transformar o marketing digital tradicional em marketing de alta performance, e, com isso, expandir a visão geral sobre o público-alvo, alavancando os melhores dados dos consumidores para conseguir elaborar a criação de campanhas personalizadas para eles?


Pois é. Isso é completamente possível. E ao fazer isso, os anúncios, campanhas e todos os trabalhos realizados no seu marketing digital, vão estar em comum acordo com a jornada do cliente, o que vai resultar em mais vendas e mais objetivos alcançados.


Em resumo, os dados obtidos pelo Data Driven Marketing te possibilitará:

  • Focar em comportamentos específicos dos consumidores;

  • Entender quando e como eles utilizam as redes sociais;

  • Entender quais tipos de conteúdos eles reagem.

O Data Driven Marketing também pode te ajudar a:

  1. Construir relacionamentos reais

  2. Encontrar onde estão os clientes

  3. Aprender com os resultados e melhorar

  4. Ter a simplicidade como palavra de ordem.

E por fim, cabe dizer que através dessa evolução do marketing digital é possível usar essas informações para que seus produtos e/ou serviços tenham mais chance de alcançar o público interessado.


Conclusão


Sem uma estratégia que utilize a tecnologia e os mecanismos apropriados, será difícil usar os dados do cliente em seus esforços de marketing, e mais difícil ainda obter os resultados pretendidos em seus planejamentos.


Você já deve saber que o maior desafio do marketing digital é se deparar com um monte de pesquisas e informações, e, saber o que fazer com todos os dados obtidos.


Há uma diferença enorme entre coletar dados do cliente e usá-los corretamente, e é isso que você e tantos outros empresários/donos de negócios precisam entender.


Conte comigo para te ajudar a entender e a aplicar esse e outros mecanismos e ferramentas ao seu projeto de marketing digital.



Acompanhe meu conteúdo:



bottom of page