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As correspondências de palavras-chave do Google mudaram!!! E agora????

O Google é o mecanismo de pesquisa mais popular do mundo, e a forma como ele lida com as palavras-chave é de extrema importância para os profissionais de marketing digital.


Recentemente, o Google realizou algumas mudanças significativas em suas correspondências de palavras-chave, o que tem gerado dúvidas e incertezas entre os anunciantes.



No conteúdo de hoje, vamos explorar essas mudanças e discutir o impacto que elas podem ter em suas estratégias de marketing digital.


Vem comigo!

Mas antes vamos entender:


Como as correspondências funcionavam antes?


Antes das mudanças recentes nas correspondências de palavras-chave do Google, havia três tipos principais de correspondências disponíveis:

  1. Correspondência ampla

  2. Correspondência de frase

  3. Correspondência exata


  1. Correspondência ampla: A correspondência ampla permitia que os anunciantes segmentassem palavras-chave de forma ampla. Se você usasse a palavra-chave "sapatos vermelhos" em correspondência ampla, seu anúncio poderia ser exibido para pesquisas que incluíssem qualquer variação das palavras-chave, independentemente da ordem ou de palavras adicionais. Por exemplo, seu anúncio poderia ser exibido para pesquisas como "sapatos vermelhos online" ou "comprar sapatos vermelhos".

  2. Correspondência de frase: A correspondência de frase permitia que você segmentasse palavras-chave como uma frase específica. Ao colocar suas palavras-chave entre aspas, como "sapatos vermelhos", seu anúncio poderia ser exibido para pesquisas que incluíssem a frase exata em algum lugar da pesquisa, mesmo que houvesse outras palavras antes ou depois. Por exemplo, seu anúncio poderia ser exibido para pesquisas como "onde comprar sapatos vermelhos" ou "sapatos vermelhos em promoção".

  3. Correspondência exata: A correspondência exata permitia que você segmentasse palavras-chave exatamente como elas eram digitadas, sem variações. Ao colocar suas palavras-chave entre colchetes, como [sapatos vermelhos], seu anúncio seria exibido somente para pesquisas que correspondessem exatamente à palavra-chave, sem palavras adicionais ou variações.


Essas eram as opções disponíveis para os anunciantes antes das mudanças recentes nas correspondências de palavras-chave do Google.


O que mudou nas correspondências de palavra-chave?


Além das correspondências, o Google passou a considerar também 3 pilares:

  • Escrita

  • Significado

  • Intenção

Basicamente e resumindo, agora, as correspondências de palavras-chave consideram fortemente como a sinônimos de palavra, o contexto da busca que define o significado, intenção do usuário e o histórico de navegação dele.


A ideia por trás dessa alteração é permitir que o Google faça um melhor entendimento do contexto das pesquisas e exiba anúncios relevantes e ajude os anunciantes a alcançarem um público mais relevante.


Essa mudança afeta diretamente a forma como os profissionais de marketing segmentam suas palavras-chave em campanhas de publicidade online, exigindo uma adaptação nas estratégias para garantir que as palavras-chave corretas sejam utilizadas e que os anúncios sejam exibidos para o público-alvo desejado.


O que muda em cada uma das correspondências: ampla, frase e exata?


Com as mudanças nas correspondências de palavras-chave do Google, houve algumas alterações nas funcionalidades das correspondências ampla, de frase e exata.

Nenhuma correspondência vai ser retirada ou acrescentada.


A ampla vai continuar sendo ampla só que ela vai ser ampla em escrita, significado e intenção. A frase ela já restringe um pouco as variações de escrita, de significado e intenção. Enquanto a exata restringe mais ainda as variações de escrita de intenção e de significado.


Mas como assim?


Pensa que você está lá anunciando como uma correspondência exata e seus anúncios vão aparecer para variações, porque o conceito mudou (Mas a exata vai aparecer para variação? Sim!). Não é mais exatamente de acordo com o jeito que a gente escreve, mas pelo significado e pela intenção. Então, na exata vai ser muito rigoroso, mas ainda é baseado em significado e intenção além da escrita.


Na correspondência de frase menos rigoroso e na ampla vai ser muito mais aberto (como alguns gostam de falar, “em mar aberto”).


Antigamente, a gente só olhava para a palavra em si. Agora, você não deve só fazer isso. Você deve pensar no significado daquela palavra e possíveis outros significados e impossíveis interpretações diferentes daqueles significados que podem fazer com que você atraia um público que você não quer.


A partir de agora, vai ser necessário pensar no que uma palavra ou termo significa para mim, para os outros ou se tem gente que pode chamar um determinado produto ou serviço de uma forma totalmente diferente. Pense que as pessoas chamam coisas diferentes do mesmo nome ou coisas iguais por nomes muito distintos.


Então, no momento da escolha de uma palavra-chave, você deve pensar não só na escrita, mas em quantos outros significados esse termo pode ter, porque dependendo da situação você pode atrair um público totalmente diferente daquele que você quer.


Uma dica é pesquisar sinônimos e usá-los para cobrir as correspondências da melhor forma possível. Dessa forma, eu posso refinar a minha palavra-chave antes de anunciar e tornar as minhas campanhas mais assertivas.


Faça uma simples pesquisa no Google e tente ver as diferentes formas e variações de chamar a mesma coisa.


Então, se você anunciante não buscar entender isso daqui para frente você pode facilmente atrair um público sujo sem saber ou se entender o porquê.


Recomendação final


A recomendação final mais importante a ser considerada é que, embora as mudanças nas correspondências de palavras-chave do Google possam exigir ajustes nas suas estratégias, o foco principal deve ser sempre a relevância para o seu público-alvo.


Independentemente das mudanças, oferecer uma experiência valiosa aos usuários é fundamental.


Lembre-se de que o sucesso em suas estratégias de marketing online vai além das correspondências de palavras-chave. Concentre-se em oferecer valor aos seus usuários e você estará no caminho certo para alcançar seus objetivos.


Até o próximo!

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