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DAU e MAU: o que são, como calcular e usar essas métricas?

Se você tem dúvidas sobre as métricas DAU e MAU: o que são, como calcular e usar, fique por aqui. Esse é o nosso assunto de hoje.


As métricas de retenção de usuários DAU e MAU são muito conhecidas por quem vende ou monetiza aplicativos SaaS, ou games. Porém, se você trabalha com marketing digital, não é aconselhável que você ignore essas duas métricas, mesmo que o mercado questione a efetividade delas para o seu setor.


Continue a leitura para entender mais sobre as métricas DAU e MAU e descobrir quais são as suas aplicações no marketing, principalmente, com relação a análises de Customer Success


Neste conteúdo você ainda verá:

  • O que são DAU e MAU?

  • O que é usuário ativo?

  • Como calcular DAU e MAU?

  • Como usar as métricas DAU e MAU?


DAU e MAU: o que são?


DAU e MAU são métricas usadas para fazer a identificação da frequência do envolvimento dos usuários em sites, softwares e aplicativos.



Explicando de um jeito simples: elas fazem a mensuração do número de usuários únicos ativos em um período de janelas estipuladas. Ou seja, por meio delas teremos a noção da quantidade de pessoas que usaram ativamente determinada aplicação em um período específico (diário, semanal, mensal).


Os períodos/janelas possíveis são:

  • Diárias (DAU – Daily Active Users);

  • Semanais (WAU – Weekly Active Users);

  • Mensais (MAU – Monthly Active Users).


O que é usuário ativo?


Agora terei que me desdobrar para explicar isso para você, e não porque é complexo demais para você entender, e sim porque o termo “usuário ativo” pode ter critérios subjetivos.


Mas vamos lá, porque para mim, tema dado é tema esclarecido!


De forma geral, o termo ‘usuário ativo’ depende muito da ferramenta/empresa em questão, por exemplo:


Em um aplicativo de mensagens instantâneas, será considerado ativo aquele que tiver uma frequência de uso alta. Ou seja, aquele que logar no app diariamente para mandar mensagens (DAU – Daily Active Users);


No caso de um aplicativo de transporte, o critério para ser ativo é fechar corridas uma ou duas vezes por semana (WAU – Weekly Active Users);


Já em uma plataforma de booking, fazer reservas duas vezes ao ano já pode significar ser ativo, já que viajar é uma atividade mais ocasional (MAU – Monthly Active Users).


Ou seja, o critério de usuário ativo mudou com base em cada um dos exemplos. O que faz que a expectativa numérica de DAU/MAU se torne variável para o marketing de cada um dessas empresas.


No caso dos usuários ativos da SaaS, o conceito é ainda mais específico para cada tipo de software, pois variam de acordo com as camadas de funcionalidades e a frequência de uso ideal esperado.


E aí, me conte nos comentários se me saí bem nessa explicação, com base em se você entendeu ou não. Espero que sim!


E agora, não é aula de matemática, mas iremos aprender a calcular DAU e MAU. Ou melhor, aprender a contar.




Como calcular DAU e MAU?


As métricas DAU e MAU não são exatamente um cálculo, elas estão mais para uma contagem.


Vale dizer que elas vão sempre partir da definição do que é o usuário ativo a ser contabilizado no período ideal que pode ser diário, semanal ou mensal, como já falamos.


Ressaltando também, que você pode optar por usar somente a métrica que fizer sentido para seu mercado, audiência e objetivos.


Qual será?

  • DAU = calcula o número de usuários ativos em um dia

  • MAU = cálculo do número de usuários ativos em um mês

  • WAU = número de usuários ativos em uma semana


A Contabilização é feita da seguinte forma:


  1. Será contado o usuário apenas uma vez, mesmo que ele use mais de uma vez no período, pois o objetivo é medir apenas usuários únicos.

  2. Será usado alguma ferramenta de Analytics, como o Google Analytics ou Firebase que metrifica os acessos da plataforma.

  3. O resultado será apresentado como um número absoluto de pessoas ou contas. Por exemplo: 6.000 DAU e 10.000 MAU.

  4. As siglas sempre serão traduzidas como “usuários ativos”, diários ou mensais.

  5. Após quantificar o DAU e MAU, será feita uma proporção entre eles, para chegar a um KPI mais preciso.


Vamos ver na prática:


A proporção DAU para MAU, ou ratio, é dada pelo seguinte cálculo:


DAU/ MAU x 100

Esse resultado mostrará a porcentagem de usuários ativos mensais que se envolvem com seu aplicativo/ software em um dia.


Funciona assim: se você tiver uma média de 6.000 DAU, junto a 10.000 MAU no mês de Julho, seu ratio DAU/MAU é de 60%.


A contagem pode ser feita com base nos ratios:

  • Ativos diários para ativos semanais (DAU/WAU);

  • Ativos semanais para ativos mensais (WAU/MAU).


Como usar as métricas DAU e MAU?


Vou deixar 3 dicas básicas sobre como usar o cálculo da DAU/MAU.


É o seguinte:

  • Não escolha usar as métricas DAU e MAU sozinhas

  • Sempre aplique as métricas DAU e MAU no ratio

  • Leve sempre em consideração outras métricas no seu diagnóstico de clientes

Como, por exemplo:

  • CAC: custo de aquisição de clientes

  • Churn Rate

  • LTV Life Time Value (LTV) “valor do tempo de vida do cliente”,



E para concluir, quero deixar um insight importante:

Use os dados de analytics para traçar o perfil dos seus usuários, seja para identificar aqueles que mais usam uma solução ou para identificar os que mais executam as ações esperadas.


Quer entender melhor quem é seu público ideal, ou seja, quem exatamente as suas ações de marketing devem focar? Eu posso te ajudar.


O que faço é justamente usar as métricas e os KPIs para otimizar sua estratégia de aquisição de clientes. Quer saber mais sobre? Fale comigo pelo meu WhatsApp. É sem compromisso.


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