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O que é CRM? E como ele pode ajudar seus negócios?

O que é o CRM? Este artigo tem tudo o que você precisa saber sobre o gerenciamento do relacionamento com o cliente. Por isso te convido a vir comigo para entender o que é qual a importância do CRM para os profissionais de marketing.


Vamos nessa?


O que significa CRM?


Em inglês: Customer Relationship Management

Sigla: CRM

Significado: Gestão de Relacionamento com o Cliente


Se enquadra na descrição de CRM, qualquer estratégia ou abordagem que use dados para construir, melhorar e gerenciar relacionamentos com os clientes.


E como estamos falando sobre o que é o CRM, vale dizer que esse termo é mais usado em referência a tecnologia ou software de CRM.


O software de CRM


Trata-se de uma ferramenta, ou um sistema de ferramentas, que ajuda empresas a agregar, organizar e analisar dados e informações de clientes, objetivando gerenciar melhor os relacionamentos com os clientes.


É capaz de armazenar e ajudar com o entendimento e a compreensão das necessidades, e de atuar na construção de melhores relacionamentos, possibilitando que se trabalhe as vendas de uma forma mais inteligente.



O sistema de CRM (Customer Relationship Management, Gerenciamento do relacionamento com o cliente), pode:

  • Ajudar os representantes de vendas com as interações com os clientes antes do primeiro contato;

  • Ajudar às equipes de suporte, fazendo o fornecimento do histórico e todas as informações necessárias para proporcionar um ótimo atendimento ao cliente;

  • Ajudar profissionais de marketing a terem acesso a detalhes importantes para o direcionamento das campanhas.

E se você está buscando entender mais sobre o que é o CRM, precisa saber que organizar e entender as percepções de dados deste é fundamental para qualquer ação voltada para o cliente em uma empresa.


Atualmente, empresas de todos os portes já recorrem às ferramentas de CRM para entender melhor quem são seus clientes e o que eles querem, e, com isso, conseguem construir relacionamentos mais sólidos.


Isso porque, dentro das organizações, o software de CRM pode:

  • Ajuda a interagir com clientes potenciais,

  • Aumentar o envolvimento do cliente;

  • Fechar mais negócios;

  • Permitir que se ganhe tempo com automação.


A importância do CRM para os profissionais de marketing?


Não é novidade que estes profissionais precisam coletar informações a cada campanha e/ou a cada interação com o cliente.


Assim, no caso desse profissional, o conhecimento talvez seja um dos recursos mais valiosos que se tem, principalmente quando o objetivo é melhorar seu marketing e suas vendas.


Entenda que quanto antes você começar a capturar, organizar e entender os dados de CRM, mais rápido poderá usá-los a seu favor, para assim melhorar a experiência do cliente, e construir mais e melhores relacionamentos com o cliente.


A ferramenta de CRM e as pequenas empresas


Essa não é uma ferramenta útil apenas para grandes empresas; isso porque sua importância na relação com o cliente, tornou-a essencial para empresas de todos os tamanhos e nichos.


O que significa que se você já possui uma presença on-line para o seu negócio, você já pode obter acesso a todas as informações valiosas sobre seus clientes e potenciais clientes, e está perdendo tempo se já não estiver usando o CRM (Customer Relationship Management, Gerenciamento do relacionamento com o cliente), para ajudá-lo a estabelecer uma base sólida na construção dos relacionamentos com esses clientes.


Lembre-se: ao usar o CRM, você poderá coletar dados sobre as preferências de seus clientes, configurar processos de automação de marketing e personalizá-los ao longo do tempo.


Os 4 recursos essenciais de CRM para profissionais de marketing de pequenas empresas


Agora que você já entendeu a importância do CRM para os profissionais de marketing, precisa saber que uma empresa que está começando a estabelecer uma base para gerenciar os dados do cliente, não precisa ter tantos recursos de CRM quanto uma grande empresa.


No entanto, existem necessidades fundamentais encontradas no CRM. São elas:

  • Um centro para armazenamento de dados do público;

  • Uma conexão perfeita com seus principais canais de marketing.

  • A capacidade de testar, aprender e iterar em campanhas

  • Ferramentas para ajudá-lo a crescer.


Benefícios do CRM para profissionais de marketing de pequenas empresas


Mesmo que uma ferramenta de CRM atenda apenas às necessidades básicas do seu negócio, ela irá gerar benefícios imediatos para os profissionais de marketing, por exemplo, os que listo a seguir.


Benefícios do CRM:

  • Permitir que se tenha uma noção melhor do público-alvo, possibilitando uma imagem mais clara através do armazenamento de dados.

  • Permitir a entrega do conteúdo certo para as pessoas certas, aumentando a probabilidade de continuarem evoluindo, favorecendo ainda mais as pequenas empresas que dependem muito do marketing para posicionar sua marca.

  • Permitir que as empresas usem seus dados para encontrar novas pessoas com quem conversar, bem como a criação de campanhas com base no conhecimento do seu público, obtendo assim o máximo do seu orçamento, aumentando sua produtividade de vendas.

  • Permitir encontrar novas maneiras de conversar com pessoas com interesses compartilhados, lembrando que quanto mais se sabe sobre as tendências e as preferências do público, mais fácil é pensar em novas maneiras de se comunicar com o público e melhorar suas campanhas.



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