top of page

Machine Learning: O que é e como isso impacta nas estratégias de Marketing Digital???

O conteúdo de hoje foi planejado para atender a todos que têm dúvidas relacionadas ao que é o Machine Learning e quais são suas aplicações no marketing.


E sem demora, vamos direto ao ponto!


O que é Machine Learning


Para entender o que é o Machine Learning, precisaremos entrar na área da Inteligência Artificial e entender seus desdobramentos, afinal, é disso que se trata. ]



O Machine Learning é um dos desdobramentos da inteligência artificial que busca automatizar tarefas e atividades burocráticas e repetitivas, possibilitando a autonomia de sistemas.


Com o Machine Learning, os sistemas tornam-se mais autônomos sendo capazes de aprender com dados e informações, identificar padrões de comportamentos e até mesmo tomar decisões sem a participação humana no processo. O que é um avanço nesse universo cheio de robôs, máquinas e sistemas que simulam o funcionamento da mente humana.


Na prática, o Machine Learning potencializa a capacidade de raciocínio e a tomada de decisão da máquina.


Entenda a importância do Machine Learning nas estratégias de Marketing


O próximo passo, após entender o que é o Machine Learning, é entender sua importância, porque é isso que vai nos ajudar a chegar ao nosso objetivo: conhecer seus impactos nas estratégias de marketing, já que ele é fundamental para a evolução das máquinas com o passar do tempo.


O Machine Learning pode ser aplicado nas mais diferentes áreas de uma empresa, no maquinário de uma fábrica ou mesmo para o uso estratégico do CRM no marketing digital.


Para te ajudar ainda mais a entender esse tema, leia: Automação de Marketing Digital: O que é e como ela pode te ajudar.


Como o Machine Learning impacta nas estratégias de Marketing Digital?

Chegamos agora aonde queríamos: entender como o Machine Learning impacta nas estratégias de Marketing Digital.


Vamos conversar falando das métricas e relatórios com insights.

  • Métricas e relatórios com insights

Não restam dúvidas de que o CRM é muito importante para as estratégias de marketing, afinal, é ele que faz o alinhamento entre as estratégias e as vendas.


Nesse sentido, o Machine Learning vem para potencializar ainda mais, pois consegue analisar todas as informações e transformá-las em relatórios detalhados sobre toda a sua base de contatos, gerando mais precisão na hora da abordagem e aumentando a taxa de conversão.

  • Melhor atendimento ao cliente

O Machine Learning pode melhorar e muito o atendimento ao cliente, proporcionando um atendimento mais humanizado, que é o desejo de mais de 51% dos consumidores, segundo o Qualibest.


Usando Machine Learning, com o passar do tempo, o bot consegue identificar certos padrões de comportamento nas mensagens trocadas, para com isso ir aperfeiçoando a sua escrita para um tom mais próximo ao que o consumidor espera encontrar. Aí sim, hein?!

  • Sistemas de recomendação

O Machine Learning também é muito utilizado nas plataformas como a Netflix para sugerir conteúdos que se encaixam no perfil do consumidor.


Isso porque esse sistema consegue identificar padrões de comportamento e faz indicações que se encaixam nos padrões analisados.


E o melhor é que isso estará disponível para a sua empresa, agregando ainda mais valor do ponto de vista do usuário.


  • Menos taxa de cancelamento

O Machine Learning consegue estruturar gráficos que indicam a previsão e os riscos de perda de clientes ao longo de um ano, e ainda realizar projeções e apontar soluções.

  • Conteúdos engajadores

O Machine Learning pode ajudar na sua produção de conteúdo, a partir da análise de comportamento, permitindo que a máquina consiga identificar assuntos, temas ou formatos de conteúdo com maiores chances de impactar cada usuário.


Assim, você e sua equipe, de maneira personalizada, conseguem direcionar o conteúdo de forma mais assertiva. Muuuuito interessante, não é mesmo?!


Eu acho o máximo e você? Deu para entender um pouco de como usar o Machine Learning nas suas estratégias de marketing?


Se entendeu e quer usar, estou à sua disposição para fazer acontecer o quanto antes e bombar suas vendas.


E se você ainda quer entender um pouco mais, posso te ajudar também. Em qualquer um dos dois casos é só clicar e vir conversar comigo.


Para concluir, quero deixar mais uma sugestão de leitura:

Qual a importância de um bom planejamento de campanha no Marketing Digital? Reforço: entender isso é o que te fará crescer.


Comentarios


bottom of page