top of page

Biscoito!!!! O fim da era dos cookies no marketing digital.

Será que está chegando mesmo o fim do uso dos cookies no marketing digital? Muitos acham que sim, mas tem muita gente apostando que não. Então, eu te convido a ficar por dentro desse assunto aqui comigo.


Neste conteúdo você ainda verá:

  • O que são cookies?

  • O que significa cookieless?

  • Qual o impacto dos cookies?

  • Como se adaptar ao fim do uso dos cookies no marketing digital?

Agora, contextualizando o nosso assunto:

Os cookies são ferramentas que podem facilitar a navegação do usuário no seu site, proporcionando uma experiência personalizada para eles, fazendo com que navegar por suas páginas seja mais agradável.



Mas, não é só isso. Os cookies podem guardar informações de todas as visitas ao seu site e assim revolucionar os resultados da sua empresa!


Legal, né?! Mas sinto te informar que isso pode acabar. Continue por aqui e entenda essa mudança!


O fim do uso dos cookies no marketing digital


Se você de alguma forma trabalha com armazenamento de dados na internet, já deve ter ouvido falar na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Pois é. É culpa dela o fim dos cookies (risos). Brincadeira!


Acontece que com os debates sobre a segurança dos dados cada vez mais frequente e necessários, nós que utilizamos a política de cookies, podemos ficar sem eles logo logo. Já que os sites, CMS e navegadores deverão investir em outras formas de captação de dados do usuário.


É o começo do cookieless: o fim do uso dos cookies no marketing digital. E aí, o que você pensa sobre isso?


Bom, o que eu penso é: para nós que já estamos adaptados aos cookies pode ser um pouco ruim no começo, ter que nos adaptar a outras ferramentas. No entanto, não ficaremos sem meios de coletar dados para montar os perfis em uma estratégia de marketing. Por isso, é interessante já começar a estudar.


Aliás, já existe outra ferramenta para nos ajudar com esses dados e eu já falei sobre ela no site mateada.com e também aqui no blog (a API de Conversões do Meta), recomendo a leitura de ambos os artigos.


Portanto, o objetivo deste artigo é te alertar para que você não perca o seu armazenamento de dados, que é tão importante para a sua estratégia de marketing e negócio.


Ou seja: sabendo que as coisas vão mudar, você já pode tentar adaptar suas ações para captação e conversão de leads. Se precisar de ajuda, conte com a equipe Rogério Ramalho Marketing de Performance.


E já que estamos falando do fim do uso dos cookies no marketing digital, vou aproveitar e esclarecer algumas dúvidas sobre eles. Tá bom?!


O que são cookies?


Cookies são arquivos de texto que contém informações de navegação do usuário e ficam armazenadas após sua primeira visita a uma página.


Resumindo, eles servem para:

  • identificar o visitante mais rapidamente e assim melhorar a sua experiência ao adaptar o site ao seu perfil, com preferências específicas como idioma e endereços salvos;

  • armazenam senhas e endereços de e-mail;

  • armazenar informações de login e ações realizadas no site;

  • armazenar imagens e outros arquivos de visualização dos sites.


Qual o impacto dos cookies?


Uma vez entendido o que são cookies e para que servem, fica fácil dimensionar seu impacto. Só que, vale frisar que existem diferentes tipos de cookies e que eles possuem objetivos diversos.


Os dois tipos mais comuns de cookies são:

  1. Os cookies que armazenam apenas características de utilização de sites durante a navegação do usuário.

  2. Os cookies que salvam informações pessoais como perfil, senha, login e interesses.

Esse é um recurso importante para estratégias de marketing digital, então o fim do uso dos cookies no marketing, vai impactar diretamente nas suas estratégias e logicamente nos seus resultados. Afinal, eles permitem que você potencialize sua estratégia de marketing, criando campanhas personalizadas com as informações necessárias.


E nesse ponto preciso te dizer que pode ser que você precise reformular todas as estratégias traçadas até aqui. Se for o seu caso ou se você quiser saber mais sobre isso, chama aqui e vamos conversar!


O que significa cookieless?


"Cookieless" é uma expressão que vem do inglês e se refere a uma navegação sem cookies. É o que já falamos lá no início: esse conceito é consequência dos debates sobre proteção de dados e prevê um cenário em que os navegadores deixarão de coletar dados pessoais por meio de cookies.


Como se adaptar ao fim do uso dos cookies no marketing digital?


Essa resposta dependerá muito do seu setor e do profissional que vai trabalhar sua estratégia de marketing digital.


O que posso dizer é que a API de Conversões do Meta é uma opção que eu já estou considerando para os meus parceiros de trabalho. E se você quiser entender mais sobre essa adaptação e outras, é só vir conversar comigo, na parceria mesmo, sem compromisso. Bora?


Até já!


E não deixe de acompanhar as boas notícias e as novidades que vão te ajudar na sua estratégia de marketing:

bottom of page