top of page

Você sabe diferenciar Inbound Marketing de Marketing de Conteúdo? Então vem entender a diferença

Hoje, trago um tema que muita gente ainda confunde e acredita estar fazendo um quando na verdade está atuando em outro, por isso eu te pergunto: você sabe diferenciar Inbound Marketing de Marketing de Conteúdo?


Bem, se você ainda não sabe não precisa se preocupar!!!


Como eu ainda vejo essa confusão em muitos lugares por aí, quero te ajudar a entender os conceitos de Inbound Marketing e de Marketing de Conteúdo.


Então, se você quer saber como diferenciá-los e como colocar os conceitos em prática, esse artigo é para você!


Inbound Marketing x Marketing de Conteúdo, qual é a diferença?


Vamos começar definindo Inbound Marketing?

Afinal, o que é Inbound Marketing?


Na tradução literal, Inbound Marketing significa algo como entrada de marketing, expressão que significa a vinda espontânea de público, clientes e conversões para o seu produto.



Com o objetivo de atrair leads para o seu negócio, o Inbound Marketing é uma estratégia de divulgação digital que se sustenta por 4 pilares fundamentais:

  • ATRAIR

  • CONVERTER

  • FECHAR

  • ENCANTAR

O mais legal de tudo isso é que o caminho do Inbound Marketing pode ser definido pelo seu cliente antes mesmo de ele te ache na internet.


Começando a jornada como um desconhecido, seu público te encontra via site, blog, Google ou rede social e a partir daí ele se torna um visitante entrando na fase de conversão.


E é através dos Leads que esse futuro cliente pode fechar com você e se encantar com o seu negócio, sendo ele próprio um divulgador.


Mas atenção!


Para que a atração funcione bem é preciso investir em Leads qualificados, usando as estratégias certas de marketing e distribuindo um conteúdo de qualidade para o público-alvo.


O mais importante aqui é pensar o Inbound Marketing como a construção de um relacionamento com o seu cliente, onde você o atrai no momento certo e o fideliza para todos os momentos que ele precisar das soluções que oferece.


O Inbound Marketing vai atuar em todas as áreas do funil de vendas captando um público algumas etapas antes dele virar o seu cliente.


Por isso é uma estratégia tão potente de conversão!

Bacana né?


Então agora eu quero que você entenda como funciona o Inbound Marketing na prática.

Acompanhe aqui comigo.


O Inbound Marketing funciona não só usando um conteúdo estratégico, mas também seguindo um conjunto de ações que podem ser pensadas da seguinte maneira:

  1. Gerando tráfego (pode ser pelo seu site, blog ou rede social por exemplo);

  2. Convertendo esses mesmo visitantes em leads, oferecendo algo de valor em troca;

  3. Alimentando os leads constantemente, fortalecendo o relacionamento com o seu cliente captado;

  4. Encaminhando o seu cliente para a etapa de venda, seja direcionando para o e-commerce ou oferecendo promoções e vantagens.

E agora que já está claro como funciona o Inbound Marketing na prática vamos entender a diferença do Marketing de Conteúdo.


Bora!


O que é Marketing de Conteúdo?


Apesar de diferente o Marketing de Conteúdo está dentro do Inbound Marketing, atuando em conjunto e unindo as forças no marketing digital.


Eu digo isso porque tudo o que o Marketing de Conteúdo precisa fazer é produzir conteúdo relevante, interessante e atraente para o Inbound Marketing poder trabalhar suave na nave.


Com um bom Marketing de Conteúdo uma marca vai se aproximar do seu cliente ofertando as informações que ele busca e convertendo suas temáticas em venda.


Então, agora eu quero que você saiba diferenciar Inbound Marketing de Marketing de Conteúdo de uma vez por todas e evite fazer mais confusões com as estratégias:

  • O Marketing de Conteúdo faz parte da estratégia do Inbound Marketing;

  • O Inbound Marketing é um conjunto de ações realizadas após o Marketing de Conteúdo ser colocado no ar;

Em resumo, a diferença entre os dois é que a proposta do Marketing de Conteúdo está em oferecer conteúdo relevante para atrair visitante se a do Inbound Marketing é de se beneficiar dessa visita, transformá-la em leads e então convertê-la em cliente.


E aí, ficou claro?


Aposto que agora você já sabe diferenciar Inbound Marketing de Marketing de Conteúdo!


Se ficou alguma dúvida deixe aqui nos comentários!

Até a próxima!


Comentarios


bottom of page