As redes sociais são o lugar ideal para marcas, empresas e profissionais compartilharem conteúdo original, divulgarem seus canais, produtos, serviços e se posicionarem. E por mais estratégias que já se use, ter novas e boas 1nunca é demais. É aí que surgem as boas perguntas como essas: será que dá para aplicar estratégias de SEO nas Redes Sociais?
Será? Além de responder isso nesse conteúdo, quero trazer algumas dicas bem práticas de como usar. Então vem comigo!
Nós já sabemos que através do conteúdo publicado nas redes sociais podemos influenciar e impactar positivamente a geração de tráfego orgânico, desde que tudo seja feito de forma estratégica.
Também sabemos que existem vários tipos de estratégias relacionadas a diversos objetivos: divulgação, conversão, engajamento, e que grande parte destas estão ligadas às técnicas de análise de métrica, de COPY, gatilhos mentais, dentre outros. A questão é: vale a pena usar estratégias de SEO nas Redes Sociais?
Já que você levantou essa questão para eu responder, quero levantar outra para você: sabendo de todo o potencial e poder do SEO, faz algum sentido excluir ele das redes sociais?
Não faz sentido, porque excluir as estratégias de SEO nas Redes Sociais é abdicar dos benefícios e vantagens que mais nos interessam: a possibilidade de aumentar o volume de tráfego orgânico qualificado, aumentar o ROI e reduzir o CAC.
E já que não faz sentido excluir, precisamos aprender a usar e aproveitar tudo isso, certo? Então bora para a parte que mais interessa:
Porque usar estratégias de SEO nas Redes Sociais
O SEO e o Marketing de Redes Sociais, devido às últimas atualizações, estão cada vez mais conectados. Isso porque as pessoas usam as redes sociais também como mecanismos de busca, o que faz com que o uso de estratégias de SEO se estenda para as Redes Sociais.
Logo, explorar isso de forma estratégica pode gerar ótimos resultados para você e seus negócios. Mas, para tanto, será preciso que você faça a otimização do seu conteúdo, de forma que com a CTA ele consiga levar o seu público para o conteúdo trabalhado em seu site, blog e/ou canal no YouTube.
Leia aqui também: Entenda qual é a importância do SEO para o seu negócio digital
As estratégias de SEO nas Redes Sociais e os mecanismos de busca
O principal mecanismo de busca hoje é o Google, sendo correto pensar que as páginas de perfil nas redes sociais são analisadas por ele como qualquer outra, com base no número de seguidores e nos links publicados no perfil que levam para páginas no site ou blog. Por isso eu disse ser preciso otimizar o conteúdo com isso.
O Bing é o segundo mecanismo de busca mais utilizado, e nele os perfis são ranqueados com base nos números de seguidores (“autoridade” do perfil).
Mas, que fique claro: os sinais sociais não são critério de ranqueamento, esses mecanismos de busca analisam principalmente o potencial de compartilhamento que as redes sociais possuem (é isso que influencia diretamente no ranqueamento SERPs).
Como usar estratégias de SEO nas Redes Sociais
Não sei se você sabe, mas este é um dado apurado em estudos e vale a pena reforçar: 90% dos consumidores têm mais propensão a visitar o site de uma marca ou comprar seus produtos quando já a segue nas redes sociais.
Mas, para que isso aconteça, além de usar a estratégia de SEO nas Redes Sociais, você deve buscar trabalhar três pontos fundamentais:
Sua autoridade.
Sua credibilidade.
O alcance do seu conteúdo.
A deixa é: quanto mais pessoas tiverem acesso ao conteúdo nas redes sociais (você pode usar a estratégia de SEO para isso) e se beneficiarem dele, mais credibilidade e autoridade você terá.
Ao aplicar as estratégias para redes sociais e técnicas de SEO nos seus conteúdos, você estará trabalhando para:
Aumentar o awareness;
Criar um canal de atendimento eficiente;
Conquistar novos clientes;
Fazer benchmarking qualificado;
Melhorar as vendas;
Monitorar a concorrência;
Se conectar com o público.
Agora vamos as dicas para trabalhar uma estratégia de SEO assertiva nas redes sociais. São elas:
1- Faça o compartilhamento de links, seja qual for a rede social, o compartilhamento de links tem um papel muito importante e gera benefícios como:
Aumento do alcance do conteúdo;
Aumento da vida útil dos posts;
Ajuda na otimização de pesquisa;
Melhora da visibilidade e oportunidades de link building;
Melhora da reputação da marca;
Melhora do reconhecimento e da autoridade da marca.
2- Envolva na sua estratégia o marketing de conteúdo tanto para as redes sociais quanto para os canais próprios da marca.
3- Publique vídeos legendados, pois eles ficam mais acessíveis e as pessoas consomem por mais tempo, influenciando no algoritmo.
4- Abuse dos Stories, que hoje são um dos formatos de conteúdo que mais atrai o público.
5- Aposte em postagens interativas, já que interagir com o público é fundamental na construção de relacionamentos.
6- Faça a linkagem de conteúdo externo, essa é uma excelente forma de gerar tráfego orgânico, com alto poder de compartilhamento.
7- Apresente conteúdo promocional, para o conteúdo não ficar muito cansativo, seguirei a minha própria estratégia de marketing de conteúdo parando por aqui, para que você não me abandone e me deixe falando sozinho.
Porém, se tudo o que falei aqui, faz sentido dentro do objetivo de crescimento da sua marca e do aumento da venda dos seus serviços e produtos, e você quer uma estratégia para seguir todas essas dicas de forma assertiva, vem falar comigo. Vou deixar meu WhatsApp aqui, é só clicar e digitar: “Rogério, preciso crescer e vender mais, me ajuda?!”
Como você já sabe, se o objetivo é crescer e faturar alto, me chama que estou pronto!
Até mais!
Comments