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O que é Inbound Marketing? Entenda tudo sobre esse assunto!

Sobre o que é o Inbound Marketing, penso que podemos começar falando que é o "marketing de atração, uma abordagem estratégica que faz com que o público chegue ao seu negócio de forma mais livre e natural.


E por que podemos chamar o Inbound Marketing de estratégico, afinal? Para começar, essa é uma solução que atende às exigências do mercado, que estão em constante mudança.


Isso é: hoje em dia ninguém mais quer ter suas atividades on-line interrompidas por anúncios e nem receber ligações de telemarketing independente do momento do dia, inclusive, isso já virou meme de tão chato que é.


Pensando nisso, foi desenvolvido o Inbound Marketing, que de forma estratégica atrai apenas aqueles que realmente querem comprar de você, daí o nome ‘Marketing de Atração’.


Bom, de forma resumida, é isso. Porém, prometi que aqui você teria acesso a tudo o que precisa saber, então, vamos nessa!


Neste conteúdo você verá:

  • O que é Inbound Marketing;

  • Os benefícios do Inbound Marketing;

  • Metodologia Inbound;

  • Como aplicar o Inbound Marketing no seu negócio/empresa


O que é Inbound Marketing


O Inbound Marketing, como já foi dito, em português quer dizer Marketing de Atração e foi desenvolvido em 2008 por Brian Halligan e Dharmesh Shah fundadores da empresa norte-americana HubSpot.



E falando de forma clara e completa sobre o que é Inbound Marketing, trata-se de uma abordagem estratégica que utiliza um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais direcionados para um público-alvo pré-determinado que será impactado estrategicamente de acordo com o que está buscando na Internet.


O marketing de conteúdo trabalha a produção e a distribuição de diversos tipos de materiais de qualidade, por exemplo:

  • Postagens em blogs;

  • Postagens em redes sociais;

  • Vídeos;

  • Anúncios, etc.

Funciona assim: o Inbound Marketing trabalha como os consumidores, entendendo as suas necessidades e fazendo a comunicação entre as partes (consumidor e empresa), ajudando e os encantando para seguirem comprando e indicando o produto.


Diferente do velho ‘marketing’ que focava no público geral, o principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e conquistar ativamente o público-alvo e os ‘leads’ qualificados, tanto nos buscadores do Google quanto nas redes sociais. Ou seja, esse “novo marketing”, de atração, foca os seus esforços em atrair as pessoas certas.


Agora que já ficou claro o que é Inbound Marketing. Vamos conhecer seus benefícios.


Benefícios do Inbound Marketing


Os dois benefícios que recebem mais destaque na maior parte dos conteúdos encontrados por aí, são os valores mais baixos e o alcance mais assertivo. Mas, esses são apenas dois dos benefícios do Inbound Marketing.


E antes de falar sobre os vários outros, é importante ressaltar que a partir de agora, você conseguirá entender de forma clara que essa é uma estratégia que, se usada corretamente, poderá fazer a sua empresa saltar na quantidade de vendas e ganhar muitos pontos na percepção das pessoas sobre a sua marca.


Dito isso, os benefícios principais são:

  • Com o Inbound você chega ao público que precisa

Ao produzir um conteúdo adequado e divulgá-lo nos canais certos, suas chances de chegar às pessoas que vão se interessar por comprar de você, é muito maior, podendo chegar até 75% a mais. Muita coisa, né?!

  • O Inbound aumenta a visibilidade da marca

Usando o Inbound Marketing, o alcance da sua empresa pode aumentar consideravelmente, podendo também atingir consumidores internacionais. Por quê não?


  • O Inbound te aproxima mais dos seus clientes

No Marketing de Conteúdo, as pessoas chegam até sua empresa/negócio através de materiais personalizados, o que causa uma maior conexão entre você, ou, no caso, sua marca e seus clientes.


  • O Inbound faz o alinhamento entre Marketing e Vendas

O Inbound vai trabalhar os estágios dos leads, atuando diretamente com aquele público que já está no momento ideal de compra, sem perder tempo e sem defasar o seu conteúdo. Alinhando, assim, o marketing e as vendas.


Além disso, o Inbound Marketing, possibilita ainda:

  • Construir um fluxo de conteúdo em postagens;

  • Fazer os envios de e-mail marketing e e-books;

  • Deixar os ‘leads’ no estágio perfeito para fazer a aquisição;

  • Educar e mostrar ao público as soluções do seu negócio (o que pode ser mais ideal para o seu consumidor).

E depois de tudo isso, os benefícios não acabam…

  • O marketing de atração possibilita um ciclo de vendas mais curto

O ciclo de venda longo é mais caro para a sua empresa. Mas com a estratégia do marketing de atração, você consegue reduzir esse tempo, trabalhando com conteúdos focados nas diversas fases de um funil de vendas, permitindo mais vendas e economia ao longo do processo.


O Inbound Marketing ainda:

  • Te dá um ROI mais alto (diminuindo os custos com ações de Inbound Marketing, o Retorno Sobre Investimento (ROI) fica maior);

  • Aumenta seu ticket médio (mostrando a diferença entre produtos e serviços de qualidade);

  • Reduz o CAC;

  • Consegue medir os resultados com agilidade;

  • Permite que você mude a estratégia sempre que sentir que a resposta não é a ideal.


A Metodologia Inbound


Sobre a metodologia inbound, podemos dizer que ela é baseada em quatro ações completas, que podem:

  • Atrair o tráfego de visitantes;

  • Converter visitantes em leads;

  • Encantar os clientes para se tornarem promotores da sua marca.

  • Transformar ‘leads’ em clientes.

Resumindo o que é Inbound Marketing, podemos dizer que se trata de estratégia de uma estratégia que dá mais eficiência a todo o seu processo de divulgação e vendas, ao aliar a criação de conteúdos instigantes para o seu público com a automação do marketing digital.


As estratégias são feitas por ações e técnicas integradas, como, por exemplo:


Como aplicar o Inbound Marketing no seu negócio/empresa?


Ao ler tudo isso sobre o que é Inbound Marketing, você deve estar pensando que tudo isso é muito legal e já deveria estar aplicando na sua empresa, certo? Concordo 100%.


No entanto, para isso, você precisará alinhar o material produzido com os interesses do seu público-alvo, o que não é tão simples assim, já que demanda conhecimento amplo e experiência.


Portanto, se você quer saber como aplicar o Inbound Marketing no seu negócio/empresa, a minha dica é: estude muito sobre o assunto ou contrate um profissional especializado.


Agora, falando um pouco sobre como posso te ajudar com a implementação do Inbound Marketing no seu negócio/empresa, reforço que através dessa estratégia posso atrair o tráfego de entrada necessário e convertê-los em leads, bem como fechar negócios e conquistar a fidelidade do seu cliente.


E só para concluir, quanto mais relevante e bem trabalhado for o seu conteúdo, mais potenciais consumidores vão chegar ao seu produto ou serviço. E podemos fazer isso juntos, usando estratégias eficientes e personalizadas.




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Até logo!


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