Pesquisa de voz: a nova tendência. Entenda tudo sobre os Bots de Voz!

Como sabemos, todos os anos, comportamentos e acontecimentos ditam tendências em todos os setores. Estamos muito acostumados a ouvir sobre elas no universo da moda. Acontece que no marketing também existem tendências a serem trabalhadas; e em 2022 a pesquisa de voz é a nova tendência.


A ELIFE, consultoria global especializada em inteligência de mercado e gestão de relacionamento digital, listou 10 tendências para este ano, de onde tiramos o tema para esse artigo. Mas antes de ir para o assunto, vamos entender o conceito de tendência.


Tendência: comportamentos que vão estar presentes no dia a dia das pessoas e empresas e que poderão ajudar na tomada de decisões para os próximos anos.


Dito isso, vamos ao assunto.

Pesquisa por voz: nova tendência- O que é?


A pesquisa por voz nada mais é do que simplesmente usar sua voz para encontrar o que procura no Google ou outros buscadores, por meio de um dispositivo inteligente que pode ser o seu smartphone ou um dispositivo doméstico como a Alexa, e Siri.



Ela aparece na terceira colocação da lista da ELIFE sobre as novas tendências, e funciona através de comandos específicos que acionam uma pesquisa na web para fornecer respostas relevantes.

Quer fazer um teste? Se você tiver um dispositivo inteligente, basta dizer “Ok Google, como está o tempo hoje? ”, e verá que ele fará uma busca na internet e obterá dados relevantes os quais exibirá para você.


Pesquisa por voz: nova tendência- Dados e estatísticas


A pesquisa por voz está crescendo em popularidade e isso pode ser usado a favor do seu negócio (saiba como aqui).


Não precisamos de muito para concordarmos que essa é uma ferramenta muito conveniente para o dia a dia com tantas atividades sendo exercidas a todo o momento por todo mundo. Mas, para cravar como a nova tendência, precisamos trabalhar com dados. Então, vejamos:

O Google divulgou dados sobre os usuários on-line que estão usando a pesquisa por voz no celular em todo o mundo e já são 27%.


A ComScore relatou que metade de todos os usuários de smartphones estão se envolvendo com a tecnologia de pesquisa por voz diariamente.

Outros dados divulgados, desta vez pelo findstack.com, são:

  • 71% dos consumidores preferem realizar consultas por voz em vez de digitar;

  • Mais da metade de todos os proprietários de alto-falantes inteligentes usam seus dispositivos diariamente

  • Três quartos de todos os lares dos EUA devem possuir pelo menos um alto-falante inteligente.

  • Um terço da população dos Estados Unidos usa recursos de pesquisa por voz

E aí, já podemos concordar que a pesquisa de voz é a nova tendência?



A Importância e crescimento da pesquisa por voz: nova tendência


Você já deve ter percebido, até mesmo por experiência própria, que os assistentes virtuais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Mas essa não é apenas uma percepção particular minha ou sua; existem dados que comprovam isso também.


Vejamos:


De acordo com uma pesquisa realizada, com brasileiros, pela Ilumeo, o uso de assistentes virtuais durante a pandemia cresceu 47%.


E se mesmo com esses dados você ainda estiver pensando que essa tendência não é muito confiável, saiba que o estudo apontou ainda que 54% dos entrevistados já conseguem perceber mais valor em produtos e serviços que permitam as interações por voz.


Os números coletados sobre aplicativos que possibilitam o envio e recebimento de voz/áudios, como o WhatsApp, também embasam ainda mais a pesquisa de voz como tendência para 2022.


Por exemplo: dos entrevistados para a pesquisa, 56% afirmaram gostar ou gostar muito de enviar áudios e 57% afirmaram gostar ou gostam muito de recebê-los.


Especialistas como William Ferreira, da Elife Brasil, são unânimes na conclusão de que os bots de voz trazem velocidade no atendimento e agregam muito à comunicação. E você já pode e deve usar essa tecnologia a seu favor em diversos canais de atendimento, como o WhatsApp e Facebook Messenger, por exemplo.


Algumas vantagens desta inteligência, são:

  • Garantir acessibilidade;

  • Tirar o desconforto que algumas pessoas podem ter em se manifestar de forma escrita;

  • Eliminar dificuldades ou barreiras visuais dos usuários.

Bom, esse é um conteúdo um pouco diferente dos que costumo trazer aqui no blog. Contudo, é só uma forma diferente de trabalhar a seu favor, já que com os dados trazidos aqui, você foi atualizado das tendências, entendeu um pouco do que as pessoas pensam sobre os bots de voz, áudios e afins, e espero que tenha percebido como usar tudo a favor do seu negócio.


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Até mais!


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